Um morto e oito feridos após desabamento de prédio em Istambul

3 meses atrás 95

Na sequência do desabamento de um prédio na cidade turca de Istambul, este domingo, uma pessoa morreu e oito ficaram feridas, duas das quais em estado grave.

Além da vítima mortal, os feridos foram retirados dos escombros do edifício de cinco andares, localizado na zona de Kucukcekmece. Há duas pessoas em estado considerado grave, de acordo com o governador de Istambul, Davut Gul, durante uma visita ao local, reportou a Associated Press (AP).

"Atualmente não haverá mais ninguém nos destroços, mas as equipas de busca e resgate continuam no local", declarou Davut Gul numa publicação na rede social X (antigo Twitter), na qual deixa ainda as suas "condolências".

"Que Deus proteja a nossa nação e estado de todos os tipos de acidentes e problemas. A transformação urbana não pode ser negligenciada", salientou ainda na nota.

Geçmiş olsun, başımız sağ olsun.

Rabbim,milletimizi ve devletimizi her türlü kaza ve beladan korusun.

Kentsel dönüşüm ihmale gelmez! https://t.co/ZNuB2nbWkV

— Davut GÜL (@gul_davut) June 2, 2024

Este desmoronamento renovou os receios sobre a resistência dos edifícios numa cidade propensa a terramotos. No ano passado, mais de 59 mil pessoas morreram quando um terramoto de magnitude 7,8 atingiu partes do sul da Turquia e da vizinha Síria.

Segundo o governador, a estrutura tinha já 36 anos. Os dois últimos andares eram usados para a habitação e restantes eram ocupados por empresas, avança ainda a AP.

As causas do sucedido permanecem desconhecidas, não havendo sinais de explosão ou atividade sísmica.

Imagens de uma câmara de videovigilância captou o momento em que o prédio colapsou. Do outro lado da rua, várias pessoas esperavam para apanhar um autocarro e quase foram atingidos pelos destroços da infraestrutura.

— T24 (@t24comtr) June 2, 2024

Istambul tem uma população oficial de 16 milhões de habitantes. Segundo o município, há 200 mil edifícios que necessitam urgentemente de ser remodelados.

Leia Também: Várias pessoas soterradas após edifício desabar em Istambul

Ler artigo completo