Um passo atrás para dar dois em frente: quem é Jan-Niklas Beste, o novo lateral do Benfica?

2 meses atrás 100

Jan-Niklas Beste, 25 anos. É este o mais recente reforço do Benfica. Natural de Hamm, cidade nos arredores de Dortmund, Beste é a prova de que no futebol tudo tem o seu tempo e o melhor pode estar sempre para chegar. 

Esquerdino, Beste tem sido, nas últimas temporadas, uma autêntica referência na ala esquerda do FC Heidenheim 1846, humilde emblema da Bundesliga que está a poucos dias de experienciar a sua primeira participação de sempre numa prova europeia, a UEFA Conference League. Mas já lá vamos...

Vinculado à formação do Borussia Dortmund desde os nove anos, Jan-Niklas Beste sempre jogou como defesa esquerdo. Quando chegou a idade sénior, abriu-se a oportunidade de rumar em definitivo ao Werder Bremam, onde as oportunidades podiam surgir mais facilmente do que em Dortmund, e assim foi. O início de um novo capítulo. 

@Getty /

Porém, entre quatro épocas de contrato, uma época na equipa B, um empréstimo para o FC Emmen da Liga Neerlandesa e duas épocas ao serviço do Jahn Regensburg, do segundo escalão alemão, a oportunidade na equipa principal teimava em não chegar e 2022 acabou por ser o ano da mudança. 

«[Em 2021] deparei-me com a questão de saber se permaneceria em Regensburg, se poderia continuar no Werder Bremen ou se começaria algo completamente novo... Mas quando, depois de muita hesitação, o Bremen me avisou de que as minhas hipóteses de jogar não seriam muitas, disse ao meu agente para procurar um clube para mim onde eu tivesse a perspetiva de jogar muito», explicou Best numa entrevista a um órgão de comunicação alemão em 2023. 

FC Heidenheim 1846: avanço na carreira e no terreno

Findado o capítulo no Werder Breman, eis que se deu a mudança para o FC Heidenheim 1846 e muito por causa de um homem: Frank Schmidt

Este homem, que pouco depois viria a consumar a quinta (!) subida de divisão no espaço de 17 anos, convenceu Jan-Niklas Beste a mudar-se para este humilde clube do segundo escalão alemão. A ambição era clara para 2022/23: continuar a escalada até à Bundesliga. 

Festa da subida do FC Heidenheim 1846 @1. FC Heidenheim 1846

«Falei duas vezes com Frank Schmidt ao telefone, fiquei muito impressionado com o que ele tinha em mente para a equipa e também para mim, e nunca tive pensamentos tão positivos durante uma conversa... Dois dias depois da segunda conversa já estava em Heidenheim», explicou o jogador alemão nessa mesma entrevista. 

Em Heidenheim, deu-se início ao sonho. Beste, que até aqui era habitualmente utilizado como lateral esquerdo, passou a ser utilizado mais à frente no terreno e rapidamente se tornou num elemento essencial na estratégia de Frank Schmidt

Com participação direta em 25 golos - 12 golos e 13 assistências -, Beste foi, logo na primeira temporada, uma das figuras de uma equipa que viria a alcançar a Bundesliga pela primeira vez na sua história. O passo para os grandes palcos estava finalmente dado!

Seguiu-se 2023/24. Descrito como um jogador rápido e muito competente a nível ofensivo, Jan-Niklas Beste voltou a ser essencial em mais uma histórica época em Heidenheim. Forte em cruzamentos, bolas paradas e remates à entrada da área, Beste terminou a primeira época de Bundesliga com números relevantes - 32 jogos, oito golos e 13 assistências - e ainda uma inédita qualificação Europeia. A cereja no topo do bolo de um autêntico exemplo de ascensão.

Investimento de 10 milhões

Assim, foi a partir destes dados que o defesa de 25 anos surgiu nos radares do Benfica. A polivalência que demonstrou na ala esquerda foi, certamente, o aspeto chave para convencer Roger Schmidt a avançar pelos seus serviços. 

«Conheço o nível de exigência neste grande clube em Portugal. Conheço a pressão, mas estou muito entusiasmado para os próximos anos. Acho que é um passo importante para a minha carreira. Estou muito contente por ter a oportunidade de mostrar-me», explicou Best, em declarações aos canais oficiais do Benfica, no momento da apresentação. 

Neste negócio, o Benfica investiu cerca de 10 milhões de euros e, por agora, tudo aponta para que Jan-Niklas Beste seja o escolhido por Schmidt para assumir as rédeas da ala esquerda do Benfica. A ascensão continua...

Ler artigo completo