Um Sena de golos

3 semanas atrás 45

Um rio de oportunidades, muita Taty Sena, meia dúzia de golos e uma exibição de encher o olho. Assim se conta a estreia do SC Braga na nova edição da Liga BPI. A turma arsenalista recebeu e goleou o FC Famalicão por 6-1, na manhã deste domingo, e conquistou os primeiros três pontos da temporada.

Num Estádio 1.º de Maio muito bem preenchido para a estreia da nova versão das Gverreiras do Minho, a equipa arsenalista presenteou os adeptos com um futebol de ataque e muita fome de golo. Taty, de apelido Sena como o rio, começou cedo a desequilibrar e sacou uma grande penalidade logo aos dois minutos, mas Malu Schmidt não acertou com a baliza na conversão. A brasileira ainda veio a somar dois golos e duas assistências, assumindo-se como a grande figura da partida.

Perfume neerlandês

A primeira metade do encontro ficou também marcada pela primeira amostra oficial de um nome que promete dar que falar com a camisola bracarense: Zoi Van De Ven. Reforço de verão da turma bracarense, a canhota de 24 anos fez levantar o estádio com um chapéu a cerca de 30 metros da baliza adversária e abriu o marcador aos cinco minutos.

Durante a etapa inaugural, a qualidade técnica diferenciada e a tomada de decisão quase sempre acertada fizeram de Van de Ven um dos elementos mais desestabilizadores da equipa da casa, mas Taty e Malu também acompanharam nesse aspeto. Já depois de Diana Meriva - cuidado com ela, promete fazer estragos no ataque famalicense - ter feito o empate numa bela finalização, veio o vendaval ofensivo das bracarenses.

Taty Sena, aos 29', só teve de encostar depois de um belo cruzamento de Sissi. No período de descontos, a brasileira somou duas assistências em poucos instantes para Malu Schmidt anotar os primeiros dois golos com a camisola arsenalista. Destaque para o grande passe de Zoi Van de Ven no lance do 3-1 e para o passe a rasgar de Taty no 4-1.

Gerir e dilatar

A segunda parte trouxe um SC Braga mais relaxado e capaz de gerir os ritmos do jogo sem que Patrícia Morais passasse por grandes sobressaltos. Uma cabeçada certeira de Taty Sena após grande cruzamento de Carolina Rocha, aos 74', fez o marcador voltar a mexer. Aos 83', Taty esteve novamente num lance de golo, agora com um cruzamento desviado por Eugenia Nardone para a própria baliza. 

Até ao final, Miguel Santos aproveitou para estrear mais dois reforços, Rola Badawiya e Ana Maria Markovic, com a croata a ficar ainda perto de se estrear a marcar com um remate que não passou longe do travessão.

Fruto da goleada, o SC Braga subiu à liderança da Liga BPI. A jornada inaugural fica completa apenas a 20 de outubro com o encontro entre Clube de Albergaria e Vilaverdense, que foi adiado.

Ler artigo completo