Um voo sem fim: todos os clubes que Kamada representou têm uma ave no símbolo

2 dias atrás 22

Cenário também se verifica... na seleção do Japão

À primeira vista, a transferência de Daichi Kamada para o Crystal Palace parece ser apenas 'mais uma' no contexto futebolístico internacional. Após ter terminado contrato com a Lazio, o internacional japonês decidiu rumar aos eagles, embarcando assim na sua primeira aventura na Premier League.

No entanto, se nos focarmos na alcunha do clube de Londres, chegamos a um daquelas histórias que parece demasiado incrível para ser verdadeira. Duvida, caro leitor?  A premissa é relativamente simples: os cinco clubes que o médio representou até ao momento, contabilizando já com o Crystal Palace, têm uma ave no símbolo

Se este dado, só por si, já é digno de registo, maior dimensão ganha se se tiver em conta que Kamada é internacional pelo Japão, nação que possui um yatagarasu (ave da mitologia nipónica) no seu escudo.

Vamos então por partes.

Nascido a 5 de agosto de 1996, Kamada começou a destacar-se a nível sénior no Sagan Tosu, clube que disputa a J League e que tem um kachigarasu (ave da região) estampado nas camisolas que os jogadores usam em campo. A meio da temporada 2017/18, o então jovem transferiu-se para o Eintracht Frankfurt, isto de forma a viver a sua primeira experiência na Europa.

As diferenças entre o Japão e a Alemanha são evidentes, mas um aspeto manteve-se inalterável: a presença de uma ave no símbolo do clube que Kamada representa: a formação de Frankfurt tem uma águia no símbolo e é conhecida por die adler (as águias).

Sem grande espaço no conjunto germânico, o médio nipónico rumou por empréstimo ao Sint-Truiden em 2018/19. Se lhe dissermos que a alcunha do clube belga é de kanaries (os canários), percebe onde queremos chegar, caro leitor? Pois bem, um novo clube foi sinónimo de mais um símbolo com aves.

Depois de regressar e de brilhar em território alemão, Kamada transferiu-se para a Lazio em 2023/24. A alcunha da equipa romana? Le aquile. A ave no escudo? Uma águia. Segue-se agora o Crystal Palace, clube que tem também uma águia no símbolo.  

A Lazio foi o último clube que Kamada representou @Getty /

No meio de toda esta história, há um aspeto que também não esquecemos. No verão passado, o internacional japonês foi associado a uma mudança para Portugal, no caso para poder representar... o Benfica. Não havia outra hipótese!

Em 2015, Kamada fez dois jogos pela equipa J League U22. No entanto, este não era um clube independente, mas sim um projeto criado pelo campeonato japonês para que os jovens, cedidos semanalmente pelos seus clubes de origem, pudessem ter minutos de competição. O plantel da equipa J League U22, que competia na 3ª divisão, mudava todas as semanas, daí não termos tido em conta para a equação.

Ler artigo completo