Uma Mujica nova

4 meses atrás 37

No reencontro com a antiga equipa, Daniel Sousa ratificou o bom momento do Arouca - ainda não perdeu desde a sua chegada - e voltou a golear (3-0), com Rafa Mujica - também ele a reaparecer com este novo Arouca - em grande plano, faturando os três golos da noite. 

Com este resultado, Arouca larga a zona de despromoção e salta para o 13º lugar (13 pontos), enquanto o Gil Vicente permanece na 15ª posição (12 pontos).

Em relação ao jogo, Daniel Sousa - privado de Sylla, castigado por conta do quinto amarelo - colocou Vitinho no triângulo do meio campo - na frente de David Simão e Eboué -, ao passo que, do lado gilista, o principal destaque vai para a ausência de Fujimoto do 11 inicial.

A Mujica que o Bobi (também) gosta

Não esperava, certamente, caro leitor, ler Bobi ou cão numa crónica de futebol, mas o (duplo) episódio do pequeno canino que invadiu o Municipal de Arouca [pode ver AQUI] merece algum destaque, até porque - durante cerca de três minutos - todo o estádio esteve colado no show de Bobi. A sua capacidade de aceleração e movimentos de ruptura claramente fizeram inveja a muitos avançados.

Daniel Sousa orientou os gilistas durante 25 jogos na época transata @Rogério Ferreira / Kapta+

Brincadeiras à parte, os primeiros 45 minutos acabaram por ser competitivos, bem disputados e recheados de lances perigosos. Depois de um ascendente inicial do emblema minhoto, os homens de Daniel Sousa estabilizaram defensivamente e foram os mais perigosos do ponto de vista ofensivo. De resto, o duelo da noite - durante a primeira parte - foi Mujica vs Andrew: o espanhol bem tentou, mas o brasileiro exibiu-se a bom nível.

Depois do pequeno timeout - à conta da invasão do cão -, o Gil aproveitou um adormecimento na defensiva arouquense e conquistou um penálti: Mujica agarrou, de forma clara, Gabriel dentro de área. Na conversão, no entanto, Pedro Tiba disparou forte, mas muito (muito!) por cima. Incrível o falhanço do experiente luso.

Na resposta - depois de Andrew superiorizar-se em várias ocasiões -, Mujica finalmente apareceu e, com um cabeceamento poderoso, abriu o marcador em Arouca: belo lance da equipa da casa.

El héroe

Mujica foi o grande homem da noite @Rogério Ferreira / Kapta+

Foi assim, em bom espanhol, que o Arouca voltou a fazer diferença, com - evidentemente - Rafa Mujica, mais uma vez, em grande plano.

No segundo tempo, o conjunto de Barcelos voltou a entrar com vontade de agitar, mas foi o Arouca quem voltou a criar as melhores ocasiões. Cristo González, primeiro, assustou, e, poucos minutos depois, foi Mujica quem não desperdiçou.

Na sequência de um canto, Galovic desviou e o avançado espanhol - oportunista e à espreita do erro - aproveitou um desleixo defensivo e, na cara de Andrew, ampliou as contas. Com o 2-0, o Gil voltou à carga - Fujimoto e Félix foram dos que mais procuraram o golo -, mas foi o suspeito do costume a surgir, novamente, com eficácia a 100 por cento.

Na sequência de um canto gilista, Martim Neto e Félix desentenderam-se e Alfonso Trezza, com um enorme passe, conseguiu isolar Mujica que - ainda antes do meio campo - deu um sprint glorioso para o terceiro (e último) golo da noite. 

Ler artigo completo