União Europeia foi região do planeta que mais refugiados recebeu desde 2020

9 meses atrás 99

Os dados revelam que a União Europeia foi a região do mundo que mais refugiados recebeu desde 2020. A guerra na Ucrânia contribuiu para esse recorde.

epa09985216 Ukrainian citizens during the March of Gratitude in Warsaw, Poland 29 May 2022. The March of Gratitude was organized by Ukrainians who came to Poland due to Russia's aggression against their country. The Ukrainians came to the march with flowers, which they handed out to Poles, thanking them for their support in such a difficult time. On 24 February, Russian troops invaded Ukrainian territory starting a conflict that has provoked destruction and a humanitarian crisis. According to the UNHCR, more than 6.5 million refugees are estimated to have fled Ukraine, and a further seven million people estimated to have been displaced internally within Ukraine since.  EPA/Marcin Obara POLAND OUTi

Marcin Obara/EPA

Marcin Obara/EPA

A União Europeia (UE) é a região do planeta que recebeu mais refugiados desde 2020, de acordo com o Atlas para as Migrações, divulgado esta segunda-feira, em parte pela fuga de quase quatro milhões de ucranianos da guerra.

De acordo com o Atlas para as Migrações, divulgado pela Comissão Europeia no Dia Internacional dos Migrantes, entre 2020 e 2023 o número de refugiados a entrar na UE aumentou 173%.

Em 2023 havia 36,4 milhões de refugiados no mundo inteiro, mais dez milhões do que há três anos, e 20% encontravam-se na UE.

Este ano a UE contabilizou 7,3 milhões de refugiados no território dos 27 Estados-membros, mais de quatro milhões provenientes da Ucrânia, por causa da invasão da Rússia.

Em África há um número disperso de 7,7 milhões de refugiados e na Ásia o número é de cerca de 15 milhões.

O relatório divulgado pela Comissão também dá conta de que em quase dez anos houve um crescimento gradual do número de vistos de residência e em 2022 era de mais de 3,4 milhões — em 2013 havia 1,6 milhões.

A Polónia foi o país que mais vistos emitiu em 2022 (700.264).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ler artigo completo