A Polícia de Segurança Pública (PSP) partilhou, esta quarta-feira, informações sobre os condicionamentos de trânsito que a Meia Maratona de Cascais vai causar, ao longo do próximo fim de semana, naquele concelho do distrito de Lisboa.
Em comunicado, a PSP deu conta dos condicionamentos, acrescentando ainda várias sugestões para circular naquele local durante o fim de semana.
"O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, informa que decorrentes da realização do evento desportivo 'Meia Maratona de Cascais', nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro, irão ocorrer os seguintes cortes de trânsito":
3 de fevereiro
15h00 às 18h00 - Corte de trânsito no Passeio D. Luís/Avenida D. Carlos I (Baía de Cascais);4 de fevereiro
06h30 às 13h30 - Corte de trânsito no Passeio D. Luís/Avenida D. Carlos I (Baía de Cascais); 08h30 às 12h00 - Corte de trânsito na Avenida da República/Estrada do Guincho (E.N. 247); 08h30 às 10h30 - Corte de trânsito na Avenida Infante D. Henrique;"O trânsito será reaberto após a passagem dos atletas", lê-se na nota informativa.
A PSP revela ainda que "entre as 00h00 de dia 2 de fevereiro e as 14h00 de dia 4 de fevereiro, a Baía de Cascais e a Marina estarão condicionadas", sendo que "em todas as artérias referidas e zonas circundantes, serão acauteladas as alternativas destinadas à saída/acesso de residentes".
PSP deixa apelo aos cidadãos
No mesmo comunicado, a PSP deixa ainda várias sugestões aos cidadãos, nomeadamente que "evitem a circulação nas suas imediações, para não ficarem retidos nos congestionamentos de trânsito que as restrições à sua circulação irão ocasionar", e que sigam "estritamente as indicações dos polícias colocados ao longo do percurso da prova, sendo um facilitador da ação policial e não comprometa a sua segurança, a dos outros cidadãos e da prova desportiva".
"Assista à prova nos locais indicados, afastados da berma e sem interferir com a circulação dos participantes" e "não atravesse ou circule por qualquer meio nos arruamentos de passagem dos atletas", recomenda a PSP, para além de afirmar que a circulação nas vias indicadas é "estritamente proibida, independentemente do motivo (mesmo operações logísticas como abastecimento de estabelecimentos, entrega de encomendas, etc)".
A concluir o comunicado, a PSP diz que os cidadãos devem evitar "deslocar-se para os locais restritos à circulação pedonal para evitar ajuntamentos, como os pontos de partida e de meta".
"Sugere-se aos cidadãos que irão participar no evento ou que desejem deslocar-se a algum dos locais afetados pelo evento Meia Maratona de Cascais 2024, e que estejam a ponderar fazê-lo por meios próprios, que privilegiem a utilização dos transportes públicos, com especial enfoque para a CP – Comboios de Portugal", afirma a PSP, informando que "irão estar polícias a proceder aos necessários cortes e desvios de trânsito, os quais poderão informar os cidadãos das melhores alternativas a cada momento".
Leia Também: Meia Maratona de Lisboa com inscrições esgotadas