Vai tomar paracetamol depois de comer um prato de massa? Eis o problema

6 meses atrás 55

O paracetamol é um medicamento comum usado o combate à febre e alívio de uma dor leve a moderada. Será que pode ser tomado depois de ingerir certo tipo de alimentos? A verdade é que pode estar a tornar a sua eficácia menor. Um estudo do Consejo General de 
Colegios Oficiales de Farmacéuticos, em Espanha revelou os problemas de algumas misturas.

Segundo a investigação 'Interacciones entre alimentos y medicamentos', aqui citada pelo jornal El Mundo, comer um prato de massa, por exemplo, pode não ser a melhor escolha.

Leia Também: Atenção! Se toma este tipo de medicamentos, não misture com ibuprofeno

"A ingestão de paracetamol com alimentos retarda sua absorção, pois diminui a motilidade e o tempo de trânsito gastrointestinal", explicam. No caso da massa, contém 80% de carboidratos.

Se for tomado em conjunto com outros alimentos poderá ser absorvido de forma mais lenta. Desta forma, se quiser um efeito rápido, deve espaçar um pouco entre as refeições.

Revelam ainda que as frutas, como peras e maçãs, também podem ser um problema. Neste caso só contém entre 10 a 12% de carboidratos, mas as proteínas fermentáveis podem levar à diminuição da absorção. 

Se tiver uma dor aguda e quiser aliviá-la rapidamente, deve evitar. Outros problemas podem estar nas dietas ricas em proteínas e gorduras, no consumo de álcool ou até de fibra.

Leia Também: Está com gripe? Saiba que medicamentos tomar e conheça soluções caseiras

Ler artigo completo