Valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário cresce 44,5 milhões em junho

2 meses atrás 56

Os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito pelos fundos em ativos imobiliários.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) revela que, em junho de 2024, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 14.885,4 milhões de euros, mais 44,5 milhões (0,3%) do que em maio.

No mês passado o montante investido nos fundos de investimento imobiliário subiu 0,6% para 13.871,6 milhões de euros. Mas nos FEII o valor caiu 4,5% para 816,5 milhões de euros e nos FUNGEPI recuou 0,1% para 197,3 milhões de euros.

Os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito pelos fundos em ativos imobiliários, tendo 46,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços.

Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (67%).

A Square AM (12,5%), a Lynx Asset Managers (8,6%) e a GEF (6,7%) detinham as quotas de mercado mais elevadas, segundo a CMVM.

O supervisor dos mercado revela que em junho foram constituídas duas sociedades de investimento imobiliárias, a Pinheiro do Além-Tejo – SIC Imobiliária Fechada e a Aquatécnica – SIC Imobiliária Fechada, ambas geridas pela LYNX Asset Managers.

No mesmo período houve a transferência de gestão dos fundos de investimento imobiliário “Fundigroup” e “Imovedras” da Statusdesafio Capital para a Silvip. Houve ainda a transferência de gestão da sociedade de investimento imobiliário “Campos Costa” da Imorendimento para a Atlantic.

Ler artigo completo