Varzim vence jogo de loucos e há novo líder na Liga 3

6 meses atrás 51

Na jornada que marcava o início da segunda volta de apuramento de campeão, Varzim e Lourosa protagonizaram um jogo eletrizante na Póvoa com sete (!) golos, seis deles na primeira parte. O jogo acabou por sorrir aos lobos do mar, 4-3, numa partida em que Ricardo Nunes, guarda-redes de 41 anos, fez o último jogo da carreira e despediu-se dos relvados num grande exemplo de longevidade.

Primeira parte de loucos…

Apesar da primeira ocasião de perigo ter pertencido ao Lourosa, por intermédio de Fábio Fortes, o Varzim respondeu de imediato por Paulo Moreira – vai dar o salto para o Moreirense na próxima época – e deixava também um primeiro aviso ao adversário.  

Os poveiros iriam mesmo chegar ao 1-0 minutos depois. Joãozinho recebeu na esquerda e cruzou milimetricamente para Sangaré, que apareceu solto ao segundo poste a encostar de cabeça. A equipa da casa queria deixar para trás o momento que se vive no clube (protestaram os salários em atraso durante o minuto 1 onde não tocaram na bola), e chegaram ao segundo três minutos depois. Desta vez inverteram-se os papéis e Sangaré descobriu Joãozinho que atirou de primeira para o fundo das redes.

Os comandados de Vítor Paneira não ficaram por aqui e ao minuto 19 chegaram ao 3-0. Sangaré – que jogo (!) – recebeu na esquerda e cruzou atrasado para Nicolas Souza que, na recarga, chocava várias centenas de espectadores do Lourosa com novo golo num curto espaço de tempo.

O Lourosa acordou perto da hora de jogo e teve como protagonista Jefferson Nem - talento para outros palcos. O extremo brasileiro abriu o livro depois de um belo trabalho de Fábio Fortes e dois minutos depois voltava a reduzir o marcador com um golaço, num remate descaído à direita colocado no ângulo.
Ainda antes do intervalo, os lusitanistas chegaram ao 3-3 por intermédio de Sérgio Ribeiro, num lance em que a defesa da casa se atrapalhou e deixou muito a desejar.

… Segunda de emoções

À passagem do minuto 59, numa jogada que gere algumas dúvidas e onde o VAR até entreviu, David Santos fez falta e foi admoestado com vermelho direto. O árbitro manteve a sua decisão e na sequência do livre, o Varzim chegou novamente à vantagem. Bonilla foi mais rápido que Zé Costa a sair da baliza e tocou para o lado esquerdo onde apareceu Paulo Moreira, de cabeça, a encostar ao segundo poste.

Até ao final da partida, o jogo serenou e o Lourosa subiu o nível de jogo. Somou vários lances de bola parada, mas foi incapaz de voltar a criar perigo na baliza contrária. Ainda à procura do 4-4, Zé Costa subiu à área contrária e Mika Borges foi expulso de seguida ao travar um contra-ataque de Paulo Moreira, que seguia isolado em busca do quinto golo.

O Lusitânia perde pela segunda jornada consecutiva e cai para o segundo posto com 16 pontos, menos um que o Alverca. Já o Varzim, sai do último posto e passara o sexto, com sete pontos.

Ler artigo completo