VdA cria espaço de debate sobre o futuro das relações laborais

2 meses atrás 61

“É manifesto que as relações laborais atravessam um processo de profunda renovação em muitas das suas matrizes originárias, gerando novos desafios para as organizações e respetivas assessorias jurídicas”, diz a sociedade de advogados.

A sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) anunciou esta terça-feira a criação de um projeto chamado “HR Future” que consiste num espaço de debate para antecipar o futuro das relações laborais. O objetivo é fomentar a discussão e a reflexão informada sobre as tendências no mundo do trabalho.

A VdA explica que o lançamento desta iniciativa surge do acompanhamento que o escritório tem vindo a fazer ao “processo de transformação profunda que as relações laborais atravessam” e para dar “resposta ao novo paradigma da gestão dos recursos humanos”. Logo, serão abordados temas como tecnologia, diversidade, inclusão, não discriminação, modelos de trabalho emergentes e sustentabilidade para alertar empresas e stakeholders.

Por detrás deste projeto estão os advogados Manuel Cavaleiro Brandão, sócio responsável pela área de prática de Laboral, e Américo Oliveira Fragoso, sócio do mesmo departamento, de acordo com a informação publicada online.

“É manifesto que as relações laborais atravessam um processo de profunda renovação em muitas das suas matrizes originárias, gerando novos desafios para as organizações e respetivas assessorias jurídicas”, contextualiza a VdA, em comunicado enviado aos meios de comunicação social.

“Na génese desta transformação, os novos modelos de trabalho são influenciados por fatores digitais, tecnológicos, organizacionais, demográficos e culturais. A conjugação destes fatores de mudança tem feito emergir um conjunto de novas e complexas temáticas na gestão dos recursos humanos, às quais se associam as importantes questões de compliance laboral e de gestão do risco”, lê-se ainda na explicação da sociedade.

Ler artigo completo