Depois de um 2022 particularmente cheio, a Land Rover terá um ano de 2023 de relativa acalmia, em antecipação à ofensiva elétrica prevista para 2024.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.
O ano de 2023 na Land Rover promete ser um de «acalmia antes da tempestade». Depois de um 2022 profícuo em novidades — foram reveladas novas gerações dos Range Rover e Range Rover Sport e ainda o Defender 130, a sua versão mais longa —, 2023 servirá, sobretudo, para reagrupar as tropas antes da ofensiva elétrica prometida para 2024.
E essa ofensiva vai começar com o lançamento da variante elétrica de um dos seus ícones: o Range Rover. Ainda nada sabemos sobre as suas especificações, mas apesar de apenas chegar em 2024, poderá ser revelado antes de 2023 terminar.
Além do Range Rover, a ofensiva elétrica traduzir-se-á num total de seis modelos a baterias a lançar pela Land Rover até 2026. Depois do Range Rover, prevê-se que seja seguido de perto pelo lançamento de uma nova geração do Evoque.
Range Rover Velar renovado
Mas isso tudo é só para 2024… Regressemos a 2023. Com todas as novidades «peso-pesadas» empurradas para o próximo ano, faz da atualização do Velar — já revelada — a principal novidade da Land Rover para 2023.
O estilizado e atualizado SUV difere muito pouco do anterior, com as diferenças a concentrarem-se no «miolo» das óticas LED tanto à frente (Pixel LED) como atrás, na grelha dianteira e na parte inferior do para-choques traseiro redesenhado.
Temos de saltar para o interior para ver novidades mais significativas. O interior do Range Rover Velar mostra um novo ecrã central «flutuante» de 11,4”, uma solução idêntica à que vemos nos novos Range Rover e Range Rover Sport.
E reparamos que o segundo ecrã, que controlava a climatização, deixou de existir no SUV — no seu lugar passa a estar um espaço de arrumação adicional acompanhado de um carregador sem fios para o telemóvel. O resultado é a ausência praticamente total de comandos físicos, com a exceção a estar nos que permanecem no volante.
A Land Rover assegura que 80% das funcionalidades podem ser executadas sem ser preciso mais que dois toques a partir do ecrã inicial do sistema de infoentretenimento. E por falar nele, trata-se da mais recente iteração do sistema Pivi Pro, que permite atualizações remotas (over the air).
A outra grande novidade refere-se ao Range Rover Velar P400e, o híbrido plug-in. Se por um lado mantém a combinação de um 2.0 l turbo de 300 cv com um motor elétrico de 105 kW (143 cv) — para um total de 404 cv e 640 Nm —, por outro a sua autonomia elétrica aumentou de 47 km para 62 km, graças a uma bateria maior, agora com 19,2 kWh.
leiam também Land Rover Defender P400e. Autonomia elétrica e poupança de mais de 26 mil euros
O P400e é uma das motorizações já disponíveis em Portugal, com a outra a ser o Diesel D200 (2.0 l, 204 cv e 430 Nm, mild-hybrid 48 V). Os preços arrancam nos 85 669 euros para o Range Rover Velar P400e e nos 88 401 euros para Velar D200.
Defender e Range Rover Sport com mais músculo
Se este ano a Land Rover não terá novidades absolutas, por outro lado promete continuar a enriquecer as suas gamas. Os destaques são as versões «musculadas» dos Defender e Range Rover Sport.
Ambos já foram apanhados em fotos-espias durante os testes de desenvolvimento e se o Defender SVX (designação prevista) promete trazer mais músculo e capacidade fora de estrada, o Range Rover Sport SVR promete ser uma máquina mais eficaz sobre o asfalto.
Ambos deverão recorrer ao 4.4 V8 biturbo de origem BMW que, recordamos, já debita 525 cv no Defender P525 e 530 cv no Range Rover Sport P530. Quanta mais potência trarão? Por enquanto, só podemos especular, com alguns rumores a considerarem, pelo menos, 600 cv. E isto recorrendo ao mesmo motor dos BMW M5 e X5 M/X6 M.
Os Land Rover Defender SVX e Range Rover Sport SVR deverão ser conhecidos este ano.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.