Vem aí a última jornada da Liga Betclic: as contas e o que falta decidir

1 semana atrás 43

É já neste fim de semana, mais propriamente no sábado, 27 de abril, que se realiza a 22ª e última jornada da fase regular da Liga Betclic masculina. Por isso mesmo, chegou a altura de fazer contas ao que falta decidir.

Antes de arrancar a jornada, há, obviamente, dois grandes focos a ter debaixo de olho: a luta pelos play-offs e a luta pela manutenção. Vamos por partes.

A luta pelos play-offs

Comecemos pelos play-offs, onde há muito decidido, mas ainda muito também por decidir. Olhando para o topo, FC Porto e Benfica lutam ainda pelo 1º lugar da fase regular, entrando para esta jornada com os mesmos pontos. Contudo, a vantagem no confronto direto é dos dragões, que têm, assim, apenas que fazer igual ou melhor resultado que as águias para o manterem - algo, normalmente, positivo para evitar os rivais diretos até á final, embora, desta vez, o Sporting fique do lado do 1º lugar.

Daí para baixo a luta está bastante animada na definição dos lugares finais de play-offs, e consequentes adversários nos quartos de final. As restantes seis equipas que vão aos play-offs - Oliveirense, Sporting, Ovarense, Vitória SC, CD Póvoa e Imortal - já estão definidas, mas boa parte delas ainda não sabe em que lugar ficará.

Sporting e Ovarense na luta pelo 4º lugar @FPB

Vamos por partes. A Oliveirense sabe que ficará sempre em 3º lugar - tem vantagem no confronto direto com o Sporting -, enquanto o Vitória SC ficará sempre em 7º - desvantagem no confronto direto com o CD Póvoa - e o Imortal sempre em 8º. Estes três já têm posição definida, mas os restantes não.

Além da já referida luta pela liderança, a Ovarense pode ainda ultrapassar o Sporting - tem vantagem no confronto direto - e chegar ao 4º lugar, mas, para isso, tem que vencer o Galomar (na luta pela manutenção) e esperar uma derrota leonina frente ao Imortal. Atento ao jogo da Ovarense está também o CD Póvoa, que pode ainda alcançar o 5º lugar - vantagem no confronto direto com a Ovarense -, caso bata o Esgueira e os de Ovar percam com o Galomar.

Eis os cenários:

1º lugar: FC Porto ou Benfica; 2º lugar: FC Porto ou Benfica; 3º lugar: Oliveirense; 4º lugar: Sporting ou Ovarense; 5º lugar: Ovarense ou CD Póvoa; 6º lugar: Ovarense ou CD Póvoa; 7º lugar: Vitória SC 8º lugar: Imortal

A luta pela manutenção

A luta dos play-offs, ou dos seus lugares, neste caso, não é o único ponto de relevo à entrada para esta última jornada, até porque também há a luta pela manutenção. Aí, o Lusitânia já está despromovido há algumas jornadas, mas falta saber quem o acompanhará na ida para a Proliga. Há três hipóteses: Esgueira, Portimonense e Galomar. 

Galomar aflito na luta pela manutenção @AD Galomar

Todas estas três equipas têm 27 pontos à entrada para esta derradeira jornada, o que deixa tudo em aberto. Todas têm, também, missões difíceis pela frente, uma vez que todas defrontam equipas ainda com ambições nesta jornada. O Esgueira visita o CD Póvoa (na luta pelo 5º lugar), o Portimonense recebe o Benfica (na luta pelo 1º lugar) e o Galomar, como já referimos, visita a Ovarense (na luta pelo 4º lugar).

Qualquer uma que consiga vencer o seu jogo estará numa posição privilegiada para garantir a manutenção, mas na eventualidade de todas terem o mesmo resultado, seja vitória ou derrota, será realizado um «mini campeonato» entre as três, onde o primeiro critério de desempate é o número de vitórias-derrotas apenas nos jogos realizados entre si. Nesse caso, quem será despromovido será o Galomar, pois tem apenas uma vitória nos quatro jogos frente a Portimonense (duas vitórias) e Esgueira (três vitórias). Contudo, repita-se, este caso será apenas aplicado caso todas tenham o mesmo resultado.

Quer isto dizer que a única forma de o Galomar impedir a descida à Proliga é ter melhor resultado que Portimonense e/ou Esgueira nesta última jornada.

Ler artigo completo