Vem aí o Natal: Retalho enfrenta época mais competitiva com 43% dos consumidores mais endividados

3 horas atrás 30

A Salesforce (NYSE: CRM), CRM de Inteligência Artificial, continua a partilhar previsões para uma das épocas mais importantes do retalho e que já está a aproximar-se a passos largos: a Black Friday e o  Natal.

A temporada de compras do fim do ano de 2024 traz desafios concretos para o retalho, sector no qual as empresas competem por atrair consumidores com menor poder de compra e entre os quais 43% se encontra com mais dívidas do que em 2023. A batalha é difícil e as estratégias estão viradas para maiores descontos, assim como para a utilização de dados e de Inteligência Artificial (IA).

O fim do ano está cada vez mais próximo, sendo o último trimestre do ano aquele que poderá ser mais representativo nas vendas de muitas marcas de retalho.

Black Friday, Cyber Monday, Natal e Fim de Ano são datas importantes e o retalho encontra nessa mesma época uma importante oportunidade. No entanto, a Salesforce está a divulgar novos dados do Shopping Index, que indica que os consumidores estão particularmente preocupados com os preços dos produtos, com dois terços dos inquiridos a nível global a relatar que será mesmo o preço a ditar as escolhas de marcas e lojas onde irão comprar em 2024 (acima dos 46% dos inquiridos em 2020), com menos de um terço a dar prioridade à qualidade dos produtos.

À medida que os consumidores procuram as melhores ofertas, as marcas podem utilizar descontos fortes e estratégicos para atrair e converter os clientes, podendo também usar a IA para aumentar a eficiência operacional, construir relações mais profundas com os clientes e gerar maiores margens de lucro. Por exemplo, a personalização baseada em IA, como recomendações de produtos e promoções personalizadas, ajuda as marcas a estarem prontas com a oferta certa – e com o melhor preço – quando o cliente quer comprar.

Previsões para a época de compras de fim de ano de 2024:

Taxas de crescimento das vendas mais modestas vêm para ficar:

Com 47% dos consumidores a afirmar que irá gastar o mesmo valor que gastou no ano passado, e 40% a afirmar comprar menos, as vendas da época de Natal deverão crescer menos do que em 2023, ano no qual ficou registado um crescimento de 3% face ao ano anterior, num total de 1.17 biliões de dólares (do inglês trillion).
A Salesforce prevê um crescimento de 2% em Novembro e Dezembro nas vendas de marcas de retalho, face a igual período do ano passado, atingindo os 1.19 biliões de dólares (do inglês trillion).

Aplicações de compras chinesas adicionam maior competitividade ao sector na época festiva:

A Salesforce prevê que uma em cada cinco compras (21%) nesta época de Natal seja feita em aplicações de compras chinesas, como a Temu, SHein, AliExpress e TikTok.
Esta previsão espelha o crescimento das aplicações em causa: mais de um terço (35%) dos consumidores afirma que comprou mais nestas apps nos últimos três meses, comparativamente ao mesmo período de 2023.

Descontos aumentam procura dos consumidores:

Dois terços dos consumidores afirmam que está a aguardar por momentos de descontos como a Cyber Week, para encontrar os melhores descontos e promoções. A Salesforce prevê que as taxas de desconto a nível global subam ligeiramente em Outubro, atingindo um pico de 28% durante a Cyber Week.
Só nos Estados Unidos da América, por exemplo, durante os eventos de descontos Prime Day de 2024, as marcas que aumentaram as taxas de descontos assistiram a um aumento de 3% das vendas. Estes dados demonstram que há vontade do consumidor em comprar e que bons descontos farão a diferença para aumentar a procura.


Ler artigo completo