Vêm aí os novos processadores Intel Core Ultra

9 meses atrás 97

A Intel mostrou os novos chips Core Ultra e revelou alguns detalhes técnicos e métricas de desempenho durante a conferência AI Everywhere. Os Core Ultra 7 165H têm 11% melhor desempenho em processamento paralelo comparado com os AMD Ryzen 7 7840U, com os Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 e com os chips M3 da Apple (segundo dados da Intel mostrados na apresentação). Também o consumo energético aqui é melhor, sendo 25% inferior ao antecessor Core i7-1370P.

Outra novidade destes processadores passa pela NPU, sigla para unidade de processamento neural, uma unidade capaz de realizar tarefas relacionadas com a Inteligência Artificial e que visa tornar os chips mais eficientes para executar modelos de IA como o Stable Diffusion.

O topo de gama desta linha é o Intel Core Ultra 9 185H, com 16 núcleos (oito de eficiência e seis de performance) e 22 threads, até 5,1 GHz de velocidade de relógio boost e uma GPU Arc com oito núcleos Xe de até 2,35 GHz. A configuração visa ter um desempenho maximizado, enquanto mantém a voltagem e o consumo no mínimo. Estes chips só devem chegar ao mercado em 2024.

A maior parte dos outros processadores desta família está a ser lançada agora, com várias opções, incluindo o segundo mais poderoso, o Core Ultra 7 165H, a figurarem já em sistemas da Lenovo, MSI, Acer e Asus. A MSI inclui estes novos processadores no topo de gama Prestige 16 AI Studio, um portátil que traz também a placa gráfica Nvidia 4070 e um ecrã de 13 polegadas, com preços desde os 1899 dólares. Na Asus, o Zenbook 14 OLED tem um Intel Core Ultra 7 e a versão com Core Ultra 9 deve chegar em 2024. Na Lenovo, um trio de portáteis vai incluir os novos chips (ThinkPad X1 Carbon de 12ª geração, ThinkPad X1 2-em-1 e o IdeaPad Pro 5i).

Ler artigo completo