Venda de automóveis usados dispara 4,4% no primeiro semestre face a 2023

2 horas atrás 15

Apesar deste crescimento, as vendas estão ainda 1,8% abaixo dos níveis registados no mesmo período de 2019.

O Standvirtual, portal líder no segmento automóvel, divulgou recentemente o seu estudo semestral que analisa o mercado no primeiro semestre de 2024.

De acordo com os dados, o mercado automóvel está a apresentar sinais de recuperação, com um crescimento de 4,4% nas vendas de veículos usados em comparação com o primeiro semestre de 2023. No entanto, as vendas ainda estão 1,8% abaixo dos níveis registados no mesmo período de 2019.

Após um período de oferta positiva que se estendeu de novembro de 2022 até maio de 2024, houve um ligeiro decréscimo na oferta em junho, que caiu 1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A procura também sofreu uma diminuição, registando uma queda de 8% em relação a junho de 2023.

Este padrão indica que, embora o mercado tenha mostrado sinais de recuperação desde setembro de 2023, a dinâmica continua a ser lenta, com uma redução acumulada de 7% em junho.

Apesar deste contexto, aproximadamente 390 mil transferências de propriedade foram realizadas no primeiro semestre de 2024.

Notavelmente, a transferência de propriedade de veículos ligeiros de passageiros está a crescer gradualmente ano após ano, com os dados a mostrarem uma estabilização do mercado que se alinha cada vez mais com os níveis alcançados nos primeiros seis meses de 2019. Essa evolução sugere uma adaptação e recuperação contínas do setor automóvel em Portugal.

De acordo com Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, “o primeiro semestre de 2024 mostra uma tendência de recuperação no caso dos usados face aos anos anteriores. O mercado está a regressar agora à normalidade e as perspetivas para o total deste ano são mesmo que os valores fiquem em linha com os obtidos em 2019. Isto pode estar relacionado com diversos fatores, sendo que um deles trata-se das alterações dos preços em função da procura e oferta disponível. Por outro lado, este aumento de vendas nos usados foi também impulsionado pelos usados importados, pois os profissionais perceberam que têm mais um canal para compra que lhes permite conseguir uma oferta ainda mais variada, acrescenta o responsável do Standvirtual.

Ler artigo completo