Verde e com (super)poderes! Ingrediente da moda é aliado da saúde oral

4 meses atrás 99

De certeza que este ingrediente já esteve na boca de alguém que conhece. Falamos do matcha, um concentrado de chá verde em pó, bebido no Japão desde o século XII. O sabor não agrada a todos, mas saiba o leitor que neutraliza bactérias associadas ao desenvolvimento de uma doença crónica que afeta gengivas e tecidos que suportam os dentes. Pelo menos, é o que indica um estudo, publicado esta semana, na revista científica Microbiology Spectrum.

O uso do extrato de matcha, feito a partir da planta Camellia sinensis pode ajudar a neutralizar bactérias que causam doenças que afetam gengivas, perda de dentes e outros problemas de saúde.

Leia Também: O erro mais básico de todos que não o deixa perder peso

Os investigadores descobriram que o enxaguante bucal de matcha neutraliza a sobrevivência das bactérias Porphyromonas gingivalis, associada ao desenvolvimento da periodontite, uma doença silenciosa na medida em que pode evoluir gradualmente ao longo dos anos sem dar grandes sintomas. "O número das bactérias na saliva foi significativamente reduzido pelo enxaguante bucal de matcha. Por isso, sugerimos que ele pode ter aplicabilidade clínica na prevenção e tratamento da periodontite", escrevem os autores do estudo. 

Realizado no Japão, o estudo envolveu 45 pessoas. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos. O primeiro recebeu enxaguante bucal com chá de cevada; o segundo usou um líquido feito de extrato de matcha; e o terceiro testou um produto com hidrato de azuleno sulfonato de sódio, que é usado para tratar inflamações Os voluntários foram instruídos a preparar o enxaguante bucal e a usá-lo  duas vezes por dia, durante um mês. 

As amostras de saliva foram recolhidas antes e depois do estudo. No final, os cientistas descobriram que aqueles que usaram o enxaguante bucal de matcha apresentaram níveis significativamente mais baixos de bactérias nocivas nas suas amostras de saliva. 

Leia Também: O melhor exercício para hipertensos não é aquele em que está a pensar

Ler artigo completo