Vice-campeão mundial dos 5.000m suspenso por escapar a exames antidoping

7 meses atrás 71

Mohamed Katir, vice-campeão mundial dos 5.000 metros e uma das principais esperanças de Espanha na conquista de medalhas nos próximos Jogos Olímpicos, em Paris, foi, esta quarta-feira, suspenso pela World Athletics.

Em forma de comunicado, o atleta de 25 anos fez saber que a Athletics Integrity Unit (AIU), a agência independente responsável por levar a cabo os controlos antidoping para a federação internacional, lhe apontou "uma infração das normas derivadas de três erros de localização nos últimos 12 meses".

"Uma vez que não estou de acordo com a referida decisão adotada pela AIU, disponho-me a recorrer da mesma perante as instâncias correspondentes, para poder competir durante a tramitação do procedimento", pode ler-se.

"Considero que não existe uma infração derivada de três erros de localização nos últimos 12 meses. Num dos erros de localização reportados por parte da AIU, encontrava-me disponível em local, data e horas por mim transmitidas", acrescentou.

Mohamed Katir fez, ainda, saber que, no último ano, realizou entre 24 a 25 controlos antidoping, não tendo colocado "o mínimo problema". Ainda assim, neste momento, vê-se impedido de disputar, pelo menos, o 'meeting' de atletismo de Valencia, que arranca nas próximas horas.

Leia Também: Angélica André assegura vaga olímpica nos 10 km de águas abertas

Ler artigo completo