VÍDEO: desespero da judoca Uta Abe é um dos momentos do dia

2 meses atrás 146

É um definitivamente um dos momentos mais marantes deste domingo nos Jogos Olímpicos em Paris. A judoca japonesa Uta Abe, campeã olímpica em título e a grande favorita em -52 kg, foi eliminada dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao perder nos oitavos de final com a uzbeque Diyora Keldiyorov, e entrou em desespero, aos gritos, agarrada ao seu treinador.

Uta, irmã do também campeão olímpico Hifumi Abe, que hoje compete em -66 kg, esteve a vencer o combate, o seu primeiro, depois de estar isenta na primeira ronda, mas acabou surpreendida por Keldiyorov com um poderoso ippon a 58 segundos do final.

A uzbeque, vice-campeã mundial nos dois últimos anos, respirou fundo, com a noção do feito e a possibilidade de se manter na corrida às medalhas, em contraste com a nipónica, com as mãos no rosto, a processar o que acabara de acontecer.

A judoca esteve uns segundos no tatami, prostrada, num choro convulsivo, perante o aplauso do público na Champ-de-Mars Arena, a gritar «Uta, Uta», numa tentativa de consolar a campeã olímpica, amparada pelo seu treinador.

Uta, a mais nova dos irmãos Abe, de 24 anos, é a campeã ainda em título, mas também tetracampeã mundial (2018, 2019, 2022 e 2023), com êxitos muitas vezes replicados pelo irmão, também multi-campeão, nas mesmas edições e mesmos dias.

Em Paris2024, a possibilidade da dupla continuar a fazer história «aos pares» terminou com a eliminação de Uta, mas Hifumi mantém-se em competição nos -66 kg, categoria em que venceu o primeiro combate e vai disputar os quartos de final.

Veja as imagens impressionantes de Uta:

Ler artigo completo