Visabeira compra 24% da Martifer

2 horas atrás 20

A Mota-Engil passa a maior acionista da Martifer. Visabeira passa a ser a terceira maior acionista, com uma participação praticamente equivalente à da I’M SGPS.

A Visabeira comprou uma participação de 24% na Martifer.

O anúncio foi feito ao mercado, com a Martifer a dizer que “a Visabeira informa que adquiriu 24.000.000
ações representativas de 24% do capital social e dos direitos de voto da Martifer –S.G.P.S”.

A I’M, dos irmãos Carlos e Jorge Martins, vendeu a participação de 24% na Martifer à Visabeira. O preço base por ação foi fixado em 1,60 euros, totalizando um investimento de 38,4 milhões de euros.

As partes celebraram um contrato-promessa de compra e venda de ações representativas de 24% do capital social da Martifer – SGPS “bem como um acordo parassocial que regerá as respetivas relações enquanto acionistas”.

A eficácia de ambos está dependente de condições e uma delas é não haver obrigação do lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

A operação foi concretizada a 2 de outubro de 2024.

À “holding” dos irmãos Martins eram imputadas ações correspondentes a 48,09% do capital e 49,18% dos direitos de voto, sendo a maior acionista do grupo Martifer.

Agora, a holding de Carlos e Jorge Martins vê a sua participação cair para metade, passando a Mota-Engil, detentora de 37,5% do capital e 38,35% dos direitos de voto, a ser a maior acionista da Martifer.

A Visabeira passa a ser a terceira maior acionista, com uma participação praticamente equivalente à da I’M SGPS.

Ler artigo completo