Viseu pintado de verde e branco!

4 meses atrás 46

Está encontrado o último vencedor da temporada. O Sporting derrotou o FC Porto (34-30) para levantar a Taça de Portugal e terminar a época da melhor forma, desta vez no Pavilhão Multiusos de Viseu. 

Depois de um sábado relativamente tranquilo para as duas equipas, era altura de mais reedição do jogo mais aguardado do ano. O Sporting deslocava-se até Viseu com o estatuto de campeão nacional e vencedor das últimas duas edições da Taça de Portugal. O FC Porto, por outro lado, ainda não tinha conquistado nenhum título em 2023/2024, um cenário atípico para os lados da Invicta.

Niko com mais uma exibição de gala @FC Porto

Num ambiente espetacular, fruto de um Pavilhão Multiusos de Viseu a rebentar pelas costuras, equilíbrio foi palavra de ordem nos primeiros minutos. Golo cá, golo lá, nenhuma das equipas conseguiu fugir no marcador e criar uma vantagem. Até que... os leões melhoraram defensivamente, ajustaram alguns detalhes e obrigaram Carlos Resende ao primeiro desconto de tempo, fruto de uma diferença de quatro golos (11-7).

Rui Silva, tal como é habitual, ia sendo o elemento em destaque no lado portista, ao resolver alguns problemas atacantes com a sua inteligência. No entanto, os dragões estiveram sempre a correr atrás do prejuízo, um cenário que se traduziu em quatro/cinco remates certeiros. 

Ora, para tentar remar contra a corrente, apareceu Nikolaj Laeso, lateral dinamarquês que conseguiu reduzir a diferença no último lance da primeira parte. O camisola 32 encontrou uma brecha no meio da barreira leonina e fez com o que resultado ao intervalo fosse 18-14.

Animou, mas o final foi o mesmo

Os primeiros minutos do segundo tempo foram frenéticos. Algumas más decisões contrastaram com o ritmo dos dois conjuntos, mas tal como já tinha acontecido, voltou a ser o Sporting a superiorizar-se, fazendo com que Carlos Resende pedisse um desconto de tempo com apenas seis minutos decorridos.

A tarefa estava complicada, apesar de um grande jogo de Rui Silva. O encontro tomou outras proporções quando os verdes e brancos ficaram a reduzidos... a quatro jogadores, que coincidiu com a fase de maior motivação por parte do FC Porto, sempre na luta por algo mais no resultado (23-21).

@FPA

Nikola Mitrevski bem tentou. De tudo fez. Motivou os companheiros de equipa mais do que uma vez (até chegou a correr de uma baliza à outra só para dar uma palavra de incentivo) e envergou a braçadeira de capitão «invisível». Juntamente com isso, travou distintas ocasiões de golo, sendo outros dos elementos em destaque. O grande problema? O Sporting nunca vergou (juntamente com uma exibição estrondosa de Leonel Maciel) e manteve a cabeça serena para ficar com a vantagem do seu lado.

O 7 para 6 portista chegou na reta final da partida, porém, os comandados de Ricardo Costa tinham a lição bem estudada para chegarem à conquista da vitória (34-30) e do troféu, uma normalidade neste 2023/2024. Ponto final na ação relativa a esta temporada. Festa pintada de verde e branco!

Ler artigo completo