Vítor Bruno ergue 'blue wall' no FC Porto e iguala registo de Conceição

1 hora atrás 21

A confortável vitória do FC Porto na noite de domingo na receção ao Estoril colocou os azuis e brancos num patamar que há muito não se via. A goleada imposta no Dragão aos canarinhos, por 4-0, fez com que os portistas alcançassem uma marca de cinco jogos seguidos sem sofrer golos. Algo inédito num passado recente para o clube da Invicta.

Desde fevereiro de 2023 que o FC Porto não tinha uma série de cinco jogos sem sofrer golos. Na altura, os comandados de Sérgio Conceição somaram seis jogos seguidos com a baliza a zeros: Vitória SC (I Liga), Académico de Viseu (Taça da Liga e Taça de Portugal), Sporting (Taça da Liga), Marítimo (I Liga) e Vizela (I Liga).

Agora, os homens de Vítor Bruno não averbaram golos nas vitórias contra Sintrense (0-3, Taça de Portugal), Hoffenheim (2-0, Liga Europa), AVS (0-5, I Liga), Moreirense (2-0, Taça da Liga) e Estoril (4-0, I Liga). Para este pecúlio tem sido fundamental a consistência defensiva dos azuis e brancos.

Vítor Bruno conseguiu afinar a linha defensiva e calibrá-la para este período sem sofrer golos. A dupla de centrais formada por Tiago Djaló e Nehuen Pérez tem dado conta do recado e esteve presente em quatro dos últimos cinco jogos acima referidos. A entrada de Zé Pedro e saída do ex-Juventus para o eixo defensivo no triunfo ante o Moreirense não tem mexido com a consistência defensiva. Nas faixas, Martim Fernandes e Francisco Moura também têm demonstrado grande regularidade, sendo que o jovem lateral direito esteve em destaque na vitória ante o Estoril, com duas assistências.

Um imponente Diogo Costa que foi premiado

Para esta autêntica muralha azul e branca que foi erguida por Vítor Bruno também têm contribuído as exibições de Diogo Costa. O guarda-redes luso tem estado em boa forma e viu esse período positivo ser premiado com uma distinção.

O internacional português foi eleito o melhor guarda-redes da I Liga em setembro e outubro, vendo reconhecido aquele que foi um (imaculado) período de dois meses no qual ajudou o FC Porto a somar por vitórias as cinco jornadas em que participou, perante Farense (2-1), Vitória SC (0-3), Arouca (4-0), Sporting de Braga (0-5) e AVS (4-0), encaixando apenas dois golos.

Um arranque a igualar a primeira época de Sérgio Conceição

Além deste período de cinco golos sem sofrer golos, a vitória do FC Porto diante do Estoril fez com que os portistas alcançassem o melhor arranque das últimas sete temporadas na I Liga, igualando o registo da primeira época de Sérgio Conceição nos azuis e brancos.

Nestas dez primeiras jornadas no campeonato português, o FC Porto averbou quatro golos, tantos quanto a equipa em 2017/18. No capítulo ofensivo, os comandados de Vítor Bruno marcaram 27 golos, menos um do que Conceição na primeira temporada na Invicta. E o mesmo aplica-se aos pontos, com o FC Porto versão 2017/18 a ter mais um do que o atual.

Segue-se agora o duelo contra a Lazio, a contar para a Liga Europa, e uma viagem até Lisboa para defrontar o Benfica, no Clássico da 11.ª jornada da I Liga. Duas partidas em que a defesa azul e branca vai, certamente, ser colocada à prova em diversas ocasiões.

Leia Também: FC Porto arranca 'missão Lazio' com duas dores de cabeça

Ler artigo completo