VOLEIBOL | Título vai ficar em Lisboa: final com emoção à vista

1 semana atrás 37

Ao contrário da última vez que os rivais de Lisboa se encontraram na final do campeonato, a final da Elite de 2023/24 promete especial emoção para os adeptos de Benfica e Sporting

As duas equipas defrontam-se, no primeiro jogo da final, este sábado e esta época há uma variante diferente: é que o Sporting quebrou o jejum e fez algo que há muito não se via em Alvalade: duas vitórias consecutivas sobre o eterno rival

A última vez que as duas equipas se enfrentaram na final da Elite foi em 2021/22 e aí o balanço foi claro. O Benfica venceu os três jogos e foi campeão sem precisar de recorrer ao quarto ou quinto jogo. Agora, as expetativas são diferentes. 

Os dois triunfos leoninos consecutivos - no campeonato e na Taça - dão ânimo à equipa liderada por João Coelho, pois demonstram que o domínio que o Benfica exerceu nas últimas temporadas está agora ao alcance do leão. É que, em Alvalade, não se festeja um título de campeão nacional desde 2017/18. 

Ainda assim, do lado encarnado, atuais tetracampeões, a expetativa é a de defender o título e usufruir do fator casa já neste primeiro duelo. 

O primeiro jogo da final, que será à melhor de cinco, está agendado para o Pavilhão da Luz, este sábado, às 19 horas. 

@SL Benfica

Voz dos protagonistas

Marcel Matz, treinador do Benfica: «A expetativa é encontrar um Sporting que quer ser campeão, mas que vai enfrentar uma equipa que quer ser pentacampeã. É um confronto que será equilibrado. Os jogadores estão muito focados no que pode acontecer, de forma a haver capacidade para resolver situações mais simples e mais complexas.»

João Coelho, treinador do Sporting CP: «A equipa está bem, está confiante, esperámos muito este momento, trabalhámos muito ao longo da época para chegar aqui nesta condição e a equipa está muito motivada para estes grandes jogos que definem uma época. A pressão está muito mais do lado do adversário do que do nosso, tem muito mais obrigação, mas nós temos uma palavra forte a dizer. É verdade que temos de ir buscar pelo menos um jogo fora, mas uma equipa com a mentalidade que nós queremos construir, uma equipa do Sporting CP, tem de se preparar para que eventualmente possa ser necessário ganhar mais do que uma vez fora. O primeiro jogo é sempre muito importante, mas há mais do que isso [...].»

Ler artigo completo