Depois de muita antecipação confirma-se: o Volkswagen ID. 2all vai ter versões a custar menos de 25 mil euros. Chega ao mercado em 2025.
Depois de muita antecipação, a Volkswagen acaba de levantar o pano sobre o ID. 2all, que antecipa aquele que será o seu elétrico mais acessível.
E a primeira surpresa são as suas linhas bem diferentes das (polémicas) linhas mais quadradas do ID. Life e, de certa forma, deixam clara uma mudança de rumo dentro da própria Volkswagen.
Entre a revelação dos dois protótipos, a Volkswagen trocou de diretor executivo (Thomas Schäfer assumiu «o comando») e até o diretor de design da marca alemã foi substituído. Andreas Mindt, foi chamado para ocupar o lugar de Jozef Kaban.
Foi esta última troca que talvez mais contribuiu para as diferenças entre os dois protótipos. Embora a nova equipa só tenha «tomado posse» oficialmente a 1 de fevereiro, percebe-se que já estavam a
trabalhar há algum tempo no design exterior e interior do protótipo revelado hoje.
Um regresso às origens
Thomas Schäfer quer reavivar a ideia de que a Volkswagen é a “marca do povo” e também reforçar o
seu apelo emocional e tem no ID. 2all o seu «ponta de lança».
Por um lado, o ID. 2all antecipa o primeiro elétrico do Grupo Volkswagen com um preço anunciado abaixo dos 25 000 euros; por outro será responsável por inaugurar uma nova linguagem de design para a Volkswagen.
Tudo isto levou Schäfer a afirmar: “Estamos a transformar a empresa (…) com o objetivo claro de
fazer da Volkswagen uma verdadeira “marca para amar”. O ID. 2all mostra onde queremos levar a marca (…) Vamos implementar essa transformação num ritmo acelerado para fazer chegar a mobilidade elétrica às massas”.
Quanto à linguagem de design que este protótipo antecipa, coube a Andreas Mindt explicá-la: “Estamos a transferir o ADN dos nossos ícones para o futuro. O ID. 2all é, portanto, também uma homenagem ao Carocha, ao Golf e ao Polo.”
Esta inspiração fica clara na forma do pilar C, que se assemelha ao do primeiro Golf e que vai tornar-se numa característica comum entre os modelos compactos da Volkswagen.
Uma nova era
Assente numa evolução da plataforma MEB, a MEB Entry, o Volkswagen ID. 2all é o primeiro elétrico da família ID. com tração dianteira.
Para já apresenta-se com 226 cv (166 kW) e promete 450 km de autonomia, isto apesar de a capacidade da sua bateria ainda ser desconhecida. Curiosamente, a Volkswagen já divulgou (alguns) tempos de carregamento.
Num postos de carregamento rápido (corrente direta, DC) a bateria carrega de 10% a 80% em 20 minutos. Já o carregamento doméstico e em postos públicos em corrente alternada (AC) pode ser feito até 11 kW. Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 7s e a velocidade máxima é de 160 km/h.
É um protótipo, mas não parece
Apesar do Volkswagen ID. 2all ainda ser um protótipo, a verdade é que as suas linhas são já bem próximas às de um modelo de produção. Não temos sequer os «excessos» típicos dos protótipos.
A carroçaria tem uma forte presença, um rosto «amigável» e uma silhueta mais dinâmica em comparação com o ID. Life.
Já no interior é clara a tentativa de melhorar a perceção de qualidade que tem sido criticada nos modelos ID, mas também a ergonomia.
O ecrã tátil de 12,9” apresenta uma nova estrutura de menus por baixo da qual existe um painel de controlo de ar condicionado.
A Volkswagen teve em conta as críticas e as principais funções da climatização são controladas por botões iluminados. Já no meio do painel de controlo do ar condicionado existe um pequeno
botão giratório para regular o volume do sistema de som.
Já outras funções do veículo são operadas por meio de um menu de controlo na consola central,
que também pode ser usado para alterar a aparência da instrumentação digital.
O novo volante multifuncional apresenta apenas dois comandos giratórios de cada lado,
com dois botões cada.
Atrás deste volante surge um painel de instrumentos digital de 10,9”, o dobro do que encontramos atualmente nos modelos da família ID. e um head-up display que fornece o máximo de informação ao condutor.
Já os smartphones são alimentados por várias entradas USB-C no habitáculo e por suportes magnéticos com função de carregamento indutivo nos encostos dos bancos dianteiros e na consola central.
Pequeno, mas espaçoso
Apesar de ter dimensões próximas às de um Volkswagen Polo (mede cerca de 4,05 m de comprimento), o ID. 2all tira proveito do facto de ser 100% elétrico para apresentar cotas de habitabilidade à altura das do… Golf.
O melhor exemplo disso é o espaço disponível para bagagens. Sem o motor elétrico no eixo traseiro a Volkswagen pôde adotar um eixo semirígido em vez de uma suspensão independente, uma solução mais barata e que ocupa menos espaço.
Desta forma, a bagageira chega aos 490 l (expansíveis até aos 1330 litros), um valor maior que o oferecido não só pelo Volkswagen Golf (380 l), como pelo ID.3 (385 l).
A este valor inclui os 50 l da área de arrumação adicional sob o banco traseiro especialmente concebida para colocar cabos de carregamento e itens como o kit de primeiros socorros ou o triângulo de emergência.
O início de uma (nova) ofensiva
O ID. 2all será um de 10 novos modelos elétricos que a Volkswagen vai lançar até 2026. Após a chegada do facelift do ID.3, do ID. Buzz na versão longa e do ID.7, teremos muitas mais novidades.
O ID. 2all é a maior de todas, mas há ainda a destacar a chegada de um novo SUV elétrico compacto em 2026.
Se este plano de lançamentos for concretizado, o fabricante alemão contará com uma ampla gama de modelos elétricos, fundamental para que 80% da sua produção de automóveis para a Europa seja de veículos elétricos, a sua meta.
Especificações
Plataforma | MEB Entry |
Tração | Dianteira |
Potência | 226 cv (166 kW) |
Carregamento rápido (10 a 80%) | 20 minutos |
Autonomia | 450 km |
0-100 km/h | 7s |
Velocidade máxima | 160 km/h |
Comprimento | 4050 mm |
Largura | 1812 mm |
Altura | 1530 mm |
Distância entre eixos | 2600 mm |
Capacidade da bagageira | 490 a 1330 l |
Pneus | 225/40 R20 |
Preço | base 25 mil euros |