Volkswagen pode fechar fábrica da Audi em Bruxelas

2 meses atrás 54

A fabricante alemã revelou que fechar a fábrica da Audi em Bruxelas é uma possibilidade, depois de ter registado uma queda na procura por veículos elétricos de luxo.

A fabricante de veículos alemã, Volkswagen, alertou para possibilidade de encerramento da sua unidade de Bruxelas, que se dedica ao fabrico da marca Audi. Este encerramento deve-se a uma queda na procura por carros elétricos de última geração.

Segundo a Audi, foi registada uma “baixa global das encomendas dos clientes no segmento das viaturas elétricas de luxo”, que faz com que a marca equacione a possibilidade de encerrar a fábrica.

De acordo com a “Reuters”, a procura pelo modelo da Audi Q8 e-tron caiu de forma abrupta, podendo a marca deixar de o fabricar na fábrica de Bruxelas, que conta com três mil funcionários.

Em comunicado, o conselho fiscal da Audi referiu que os custos do encerramento ou utilização da fábrica para outra finalidade terão um impacto total de 2,6 mil milhões de euros, neste ano fiscal.

No primeiro trimestre, a Volkswagen já tinha registado quedas nos resultados, tendo apresentado uma descida de 20% nos lucros, para 4,6 mil milhões de euros. Até março, a empresa vendeu apenas 2,1 milhões de veículos, o que representa um recuo de 2% face ao período homólogo.

A Volkswagen é responsável por fabricar os veículos das marcas Audi, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati e Seat, tendo tomado a decisão de fechar uma fábrica em 1988, na Pensilvânia, Estados Unidos.

Ler artigo completo