Volkswagen regressa aos botões físicos

9 meses atrás 87

Não é segredo para ninguém que muitos clientes da Volkswagen têm sido muito críticos à adoção de interfaces quase exclusivamente baseadas no tátil. O mesmo aconteceu com vários artigos de análise feitos por jornalistas da especialidade, incluindo a Exame Informática.

De acordo com as últimas informações, a marca alemã tem estado atenta às crísticas e, nos futuros modelos, voltar a incluir botões físicos tradicionais de modo a reduzir a dependência do ecrã tátil. Esta mudança no design do interior dos Volkswagen já é visível no carro conceptual ID.2all que, recorde-se, deverá dar origem um carro 100% elétrico com um preço abaixo dos €25.000.

Já em junho, numa entrevista à Autocar, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, tinha admitido que a “que a abordagem baseada no tátil causou, definitivamente, muitos danos em termos de fidelidade do cliente”.

Ainda de acordo com a Autocar, Darius Watola, responsável pelo design de interiores da Volkswagen confirmou que o ID2all “mostra uma nova abordagem que será aplicada a todos os modelos” que é uma reposta “ao feedback que temos tido dos clientes”. O mesmo responsável terá dito que os clientes europeus querem “mais botões físicos”.

The future of Volkswagen interiors revealed. Here’s the ID.2 – on sale in 2025.
Classy and not everything on the touchscreen. pic.twitter.com/bXef4fXk99

— Steve Fowler (@SteveFowler) December 14, 2023

No protótipo ID.2all apresentado há botões físicos imediatamente abaixo do ecrã tátil central, na mesma zona onde, por exemplo, o ID.3 tem botões táteis. Há, ainda, uma roda de comando na consola central, que permite explorar os menus do sistema de infoentretimento sem recorrer ao tátil.

O ID.2, um carro 100% elétrico compacto, deverá chegar ao mercado em 2025.

Ler artigo completo