Volodymyr Zelensky visita Portugal com acordo de cooperação militar na agenda

3 meses atrás 57

Mais atualizações Voltar ao topo

Momento-Chave

A agenda do presidente ucraniano

A chegada do chefe de Estado ucraniano, que na véspera esteve em Madrid, está prevista para o início da tarde desta terça-feira.

Volodymyr Zelensky vai reunir-se com Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa e espera-se que assine um acordo de segurança e cooperação militar para vigorar nos próximos dez anos. O presidente ucraniano conclui a sua visita a Lisboa com um jantar no Palácio de Belém.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, afirmava na segunda-feira que a visita de Zelensky serviria para aprofundar as relações entre os dois países. Por sua vez, em mensagem deixada na rede social X, o primeiro-ministro prometeu o reforço do apoio e da cooperação bilateral com Kiev.

Antes da deslocação à capital portuguesa, o presidente da Ucrânia viaja para Bruxelas. Zelensky sai assim de Madrid para a capital belga, onde irá assinar um acordo com o chefe do Governo local para reforçar os recursos militares. Rumará então a Lisboa.

Na véspera, em Espanha, o presidente ucraniano assinou um acordo histórico de cooperação militar num montante global de mil milhões de euros.

Momento-Chave

Volodymyr Zelensky em Portugal esta terça-feira

O residente ucraniano vai estar em Portugal, esta terça-feira.

É a primeira visita oficial de Volodymyr Zelensky ao nosso país, durante a qual deverá ser assinado um acordo de dez anos para assistência política, humanitária, militar e financeira.

Momento-Chave

Cores da Ucrânia iluminam fachada do Palácio de São Bento

Assinalando a deslocação de Volodymir Zelensky, esta terça-feira, a Portugal, as cores da Ucrânia pintam, esta noite, a fachada do Palácio de São Bento, em Lisboa, que é a residência oficial do primeiro-ministro, com quem Volodymir Zelensky vai ter uma reunião de trabalho.

Além disso, o presidente ucraniano terá também um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ler artigo completo