Vulcão islandês proporciona imagens impressionantes. Veja em direto

3 meses atrás 64

Continuam a chegar imagens impressionados do vulcão no sudoeste da Islândia que entrou em erupção na última quarta-feira, voltando a ameaçar a cidade costeira de Grindavik. 

O vulcão continua a expelir fumo e lava, mas a um ritmo significativamente mais lento. 

Recorde-se que a erupção, a quinta desde dezembro, foi a mais potente na zona desde que os sistemas vulcânicos da península de Reiquiavique se tornaram ativos há três anos, depois de terem permanecido inativos durante oito séculos, segundo o Serviço Meteorológico islandês.

A nova erupção começou ao início da tarde de quarta-feira, na sequência de uma série de terramotos a norte da cidade de Grindavik, onde vivem 3.800 pessoas.

Foram construídas barreiras para proteger a Grindavik, que conseguiram desviar o fluxo de lava mas, mesmo assim, chegou a cortar estradas que levam à cidade.

Grindavik fica a cerca de 50 quilómetros da capital da Islândia, Reiquiavique, numa área que faz parte do sistema vulcânico Svartsengi.

A Islândia situa-se sobre um ponto quente vulcânico do Atlântico Norte e por isso regista erupções regulares.

A mais perturbadora dos últimos tempos foi a erupção do vulcão Eyjafjallajokull em 2010, que lançou enormes nuvens de cinzas para a atmosfera e levou ao encerramento generalizado do espaço aéreo europeu.

Pode ver as mais recentes imagens da erupção na galeria acima e acompanhar em direito no vídeo abaixo:

Leia Também: Vulcão na Islândia entrou de novo em erupção

Ler artigo completo