Wall Street fecha abril em queda à espera da Fed

2 semanas atrás 26

A nível mensal, os índices de Nova Iorque terminaram abril com perdas, o primeiro mês negativo desde outubro devido à expectativa de “taxas mais altas durante mais tempo”.

Wall Street fechou com vendas fortes esta terça-feira, com o Dow Jones a recuar 1,49% para 27.815,92 pontos; o S&P500 caiu 1,57% para 5.035,7 pontos e o Nasdaq a perder 2,04% para 15.657,82 pontos após compras moderadas na segunda-feira e enquanto os investidores concentram sua atenção no Federal Reserve (Fed) e no relatório trimestral dos resultados da Amazon.

O analista da MTrader destaca hoje na abertura da sessão a revelação de que os custos laborais nos EUA, “uma métrica observada de perto pela Fed, aceleraram mais que o esperado no 1.º trimestre, gerando receios de que as pressões salariais persistentes estejam a travar a tão desejada descida da inflação, é fator de pressão, traduzido no movimento de subida das yields”.

O principal evento da semana é a reunião de dois dias da Fed, que começa esta terça-feira e cujas conclusões serão conhecidas na quarta-feira. Espera-se que o banco central dos EUA mantenha as taxas de juro dado o comportamento recente da inflação, que tem mostrado relutância em abrandar.

“O índice de custos de emprego, que mede salários e benefícios, aumentou 1,2%, a maior variação num ano”, acrescenta.

De resto, a sessão foi marcada por inúmeras reações a contas empresariais.

As ações da Eli Lilly subiram 6,02% depois de a empresa ter superado as expectativas do mercado com os seus lucros trimestrais e melhorado as suas previsões para o ano inteiro.

A Microsoft também foi notícia ao anunciar um investimento de 1,7 mil milhões de dólares na Indonésia para criar infraestrutura de inteligência artificial (IA).

A nível mensal, os índices de Nova Iorque terminaram Abril com perdas, o primeiro mês negativo desde Outubro devido à expectativa de “taxas mais altas durante mais tempo”, e onde o Dow Jones acumulou uma queda de 5%, o que tem foi reduzido até 4,16% no caso do S&P 500 e até 4,4% no Nasdaq.

O inquérito ao emprego privado da ADP e as ofertas de emprego JOLTS serão publicados na quarta-feira, enquanto o relatório oficial do emprego será divulgado na sexta-feira. O que servirá para verificar se o mercado de trabalho no país continua forte ou começa a apresentar alguns sintomas de fraqueza como a Federal Reserve (Fed) gostaria de ver.

Noutros mercados, o petróleo do West Texas caiu 1,20% (para 81,63 dólares) e o Brent caiu 0,60% (87,87 dólares).

O euro sobe 0,02% para 1,0658 dólares.

Ler artigo completo