Windows 10 colapsa. Atualização de antivírus causa falha global

2 meses atrás 62

19 jul, 2024 - 07:49 • João Cunha , João Malheiro

Vários orgãos de comunicação, supermercados, universidades e companhias aéreas estão paralisados por causa do erro.

Milhões de computadores com o sistema operativo Windows 10 instalado deixaram de funcionar um pouco por todo o planeta.

Em causa parece estar uma atualização automática num sistema de segurança da empresa norte-americana Crowdstrike, que oferece soluções antivirus para várias empresas e organizações a nível global.

A empresa de cibersegurança atualizou o seu antivírus "Falcon", o que terá levado a que o sistema operativo da Microsoft presente em muitos computadores tenha ido abaixo e levado os utilizadores ao famoso "Ecrã Azul da Morte", que indica que algum erro terá ocorrido e impede a utilização do aparelho.

O problema tem sido registado, sobretudo, em dispositivos norte-americanos e australianos mas estima-se que esteja a afetar todos os aparelhos onde o software da empresa esteja presente.

Vários órgãos de comunicação social e companhias aéreas estão inoperacionais por causa deste erro.

A Delta Airlines, uma das maiores companhias aéreas norte-americanas, ordenou esta manhã que todos os seus aviões de mantenham no solo, até nova indicação. Também um porta-voz do aeroporto de Sydney, na Austrália, deu conta de uma paragem técnica global. Por todo lado começam a surgir indicações de universidades, supermercados e outros negócios afetados por este "apagão".

Destaques V+

Ler artigo completo