World Summit Awards: Dois projetos portugueses distinguidos em iniciativa da ONU

6 meses atrás 65

A startup Ethiack e o projeto Literary Highways (Clube de Autores) são os dois projetos portugueses que venceram nos World Summit Awards, uma competição da Organização das Nações Unidas. Os 40 projetos agora selecionados pelo grande júri vão participar no WSA Global Congress, que decorre entre 14 e 17 de abril na Patagónia, Chile.

Todos os anos, mais de 180 países apresentam os seus projetos nesta iniciativa que, em Portugal, é liderada pela APDC. A diretora executiva Sandra Fazenda Almeida participou no encontro. Os projetos selecionados vão agora ter a oportunidade de realizar um pitch na conferência internacional e ter acesso a uma plataforma e uma rede global de empresas, mentores, oradores, peritos, líderes governamentais e académicos, explica o comunicado de imprensa.

A startup Ethiack desenvolveu uma plataforma de cibersegurança que utiliza uma combinação de hacking humano e máquinas para proporcionar uma proteção abrangente. O sistema garante a identificação de vulnerabilidades com uma precisão anunciada de 99% e permite uma poupança de custos, tendo potencial para remodelar a forma como as empresas combatem os cibercrimes e numa altura em que os ciberataques estão a crescer, quer em quantidade, quer em sofisticação.

Por outro lado, o Clube de Autores apresenta-se como uma plataforma inovadora de autopublicação de livros pelos seus autores, em formato impresso ou digital, tratando-se de uma estação central que faz a distribuição e venda das obras em dezenas de outras plataformas, ligando leitores, livrarias, mercados e mais de 13 centros de impressão em todo o mundo. O objetivo é transformar o panorama editorial e democratizar o acesso à publicação e leitura, com o apoio da Inteligência Artificial. Este Clube já facilitou a publicação de mais de 90 mil livros em Portugal e Brasil e reúne mais de 60 mil autores e 100 mil livros diferentes.

A APDC lidera o processo de seleção nacional dos projetos em Portugal e escolhe as ideias nas oito categorias para representar o nosso país nas edições anuais do WSA. Conheça melhor a edição deste ano aqui.

Ler artigo completo