Yolanda Hopkins confirmada em Paris'2024

6 meses atrás 62

A Seleção Nacional viveu, esta quinta-feira, uma jornada muito positiva ao sexto dia de ação no Mundial ISA 2024, que decorre em Porto Rico, e onde estão em jogo as últimas vagas olímpicas para Paris’2024. Apesar de ter sofrido a segunda eliminação, com a saída de Kika Veselko da prova feminina, a equipa das quinas manteve quatro elementos para o antepenúltimo dia de prova e ainda viu Yolanda Hopkins brilhar e garantir uma das sete vagas femininas em disputa. Yolanda junta-se a Teresa Bonvalot, que já tinha conseguido a qualificação via World Tour.

"É incrível. Parecia um sonho tão distante e hoje aconteceu. Nem tenho palavras. Quero só agradecer à minha família, mãe, irmã, sobrinhos e cunhado. E à minha família emprestada do Pig Dog [surf camp do treinador John Tranter], que me têm apoiado nos momentos difíceis", celebrou entre lágrimas Yolanda.

Yolanda é, agora, a única portuguesa no quadro principal, depois de ter vencido a bateria inaugural da ronda 4, onde a atual líder do circuito mundial, a australiana Molly Picklum acabou relegada para a repescagem. No heat seguinte, Teresa Bonvalot falhou a qualificação por apenas 0,10 pontos. Ainda assim, continua em prova nas repescagens.

Apesar de Teresa já estar qualificada para Paris’2024 e de Yolanda também o ter feito neste Mundial, Portugal ainda pode ambicionar uma terceira vaga feminina. Caso Teresa e Yolanda consigam chegar aos lugares cimeiros do campeonato, Portugal pode vencer a classificação coletiva da prova feminina e ser premiado com essa vaga extra, que tudo indica que iria para Kika Veselko, que foi hoje eliminada no 3.º posto do heat 5 da ronda 4 das repescagens, ajudando, ainda assim, as contas portuguesas com alguns pontos. A equipa portuguesa ocupa, provisoriamente, a 5.ª posição nestas contas.

Já do lado masculino, Frederico Morais e Guilherme Fonseca também estiveram em grande plano, ao conseguirem superar duas exigentes rondas de repescagem. Ambos estão já na ronda 6 das repescagens masculina e permanecem na luta pelas vagas olímpicas. Na próxima fase Gui vai enfrentar o indonésio Rio Waida e o peruano Lucca Mesinas no heat 3, enquanto Kikas enfrenta o alemão Tim Elter e o brasileiro e campeão mundial em título da WSL Filipe Toledo no sexto e último heat da ronda.

Para esta sexta-feira está prevista a realização de uma ronda do quadro principal feminino e masculino e também uma ronda das repescagens femininas e masculinas, o que faz com que os quatro portugueses estejam em ação. Uma jornada que se prevê muito importante para as contas das sete vagas olímpicas femininas e cinco masculinas que estão em jogo nas ondas porto-riquenhas.

Entretanto, nas contas da luta pela medalha de ouro coletiva, Portugal subiu ao 6.º posto, estando praticamente a 1000 pontos da surpreendente líder Espanha, com o Brasil na 2.ª posição e França a fechar o pódio. Austrália e Peru seguem empatadas no 4.º posto e com uma ligeira vantagem sobre a equipa portuguesa, que já está à frente dos Estados Unidos.

[notícia atualizada às 19h06]

Ler artigo completo