Youtube lança nova funcionalidade para combater partilha de notícias falsas

1 mes atrás 84

Na internet encontramos uma vasta biblioteca de informação, porém, nem toda está correta. Para combater o fenómeno da desinformação, o Youtube lança uma nova opção que permitirá clarificar vídeos duvidosos.

Youtube implementa sistema de notas para os vídeos presentes na plataforma

A plataforma de vídeos detida pela Google começou finalmente a testar um sistema de notas. Este permite que os utilizadores deixem a sua opinião nos vídeos lá disponíveis.

Esta funcionalidade foi anunciada pelo Youtube em junho e começa agora a ser testada junto de um grupo restrito de utilizadores. O objetivo é que os utilizadores desta plataforma possam adicionar contexto aos vídeos que acharem necessário.

Youtube notas

O Youtube clarifica que esta função foi concebida para os casos em que os utilizadores se deparam com vídeos confusos ou imprecisos. Nesse caso, podem submeter uma nota com informação adicional onde podem fundamentar as razões que os levam a duvidar da sua veracidade.

A plataforma encoraja os seus utilizadores a apresentar fontes que sustentem as suas alegações. Ela quer que os factos em dúvida sejam mencionados de forma clara e que o seu esclarecimento seja feito de forma clara e imparcial, sempre apoiado por outras fontes de informação.

Essas notas serão posteriormente revistas pela vasta comunidade de utilizadores. Para que uma nota seja publicada, esta tem de ser classificada como útil por um grande conjunto de pessoas.

Como deixar notas nos vídeos do Youtube?

Em primeiro lugar, importa sublinhar que esta função ainda está em fase de testes. Encontra-se disponível apenas para um grupo limitado de utilizadores convidados e só nas suas plataformas móveis.

Será este grupo de convidados que terá o poder de submeter uma nota e aprová-las. Se ainda não foste convidado para esta fase de testes, terás de aguardar um pouco mais.

Os convidados encontrarão o novo botão "Adicionar nota" abaixo dos vídeos. Caso essa nota seja aprovada pela comunidade, ela não terá o nome do seu autor assim que for publicada.

Em suma, trata-se de uma nova função que faz lembrar as "Notas da comunidade" lançadas pelo antigo Twitter. Um local onde os utilizadores podem contribuir para reduzir a dispersão de informações falsas ou incorretas.

Ler artigo completo