YouTube testa funcionalidade de 'fact-checking' na plataforma

3 semanas atrás 45

O YouTube está a testar uma funcionalidade que permite aos seus utilizadores deixarem “notas prestáveis” que “providenciem contexto relevante, oportuno e fácil de compreender” em vídeos da plataforma.

Em comparação à zona de comentários, as notas aparecem numa zona mais elevada, entre o título do vídeo e a caixa da descrição.

A motivação por trás desta mudança

Youtube Fact Checking Crédito: Google For Developers

Este sistema de 'fact-checking' poderá ser útil para clarificar desinformação em situações variadas.

Por exemplo, poderá ser útil para referir quando uma música é uma paródia, apontar quando uma versão de um produto analisado já se encontra disponível para compra, ou até mesmo avisar se uma conta fizer passar um vídeo antigo por algo recente.

O YouTube está a convidar um número limitado de contribuintes elegíveis para este projeto - as contribuições serão anónimas e não estarão associadas com a conta do seu escritor.

Assim sendo, caso tenha uma conta YouTube ativa e em conformidade com as normas da Comunidade, fique atento a um possível email ou notificação de convite.

À semelhança da funcionalidade apresentada pelo Twitter (agora X), as notas poderão estar acompanhadas de links e timestamps, revelados após o utilizador expandir a página da nota.

Nesta fase introdutória do programa, o YouTube está a utilizar avaliadores 'third-party' para garantir a utilidade das notas. Desta forma, irão conseguir treinar os seus sistemas mais facilmente.

Avaliadores humanos 'third-party' classificam a utilidade das notas. Estes avaliadores são as mesmas pessoas que dão feedback sobre os resultados de pesquisa e as recomendações do YouTube. - YouTube Help

Para quando podemos esperar esta atualização?

Youtube Devices Fact Checking Crédito: Google for Developers

As notas da comunidade irão começar a aparecer em vídeos nos próximos meses para utilizadores nos EUA - isto é, se a administração do YouTube considerar que estes estão realmente a provar-se úteis para a plataforma.

O YouTube irá ter em consideração o feedback de cada conta antes de expandir a funcionalidade das notas - como exposto no seu blogpost.

"Será perguntado às pessoas se consideram que uma nota é "útil", "algo útil" ou "inútil" e porquê - por exemplo, se cita fontes de elevada qualidade ou se está escrita de forma clara e neutra." - YouTube Help

Ler artigo completo