Youtuber dos EUA participa em perseguição num carro da polícia brasileira

2 meses atrás 32

Agentes da polícia militar de São Paulo deixaram o youtuber norte-americano Gen Kimura posar com uma arma e participar numa perseguição policial no banco de trás de uma viatura, como é possível ver num vídeo publicado no início de junho.

Nas imagens, uma agente afirma em inglês que mortes de criminosos são comemoradas com "charutos e cervejas".

As cenas estão no canal de Kimura, no YouTube. No vídeo com mais de 1,5 milhão de visualizações, os policias também mostram o interior de um local onde são guardadas armas da polícia militar.

Kimura passou o dia com oficiais e participou em operações em três comunidades na zona norte de São Paulo. No vídeo, explicou como convenceu a polícia a deixar-se filmar, alegando querer "mostrar a realidade" do seu trabalho. 

Segundo o Folha de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que, assim que teve acesso ao vídeo, solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, que instaurou um inquérito para apurar todas as circunstâncias e adotar as providências necessárias.

"Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações", avança o órgão.

A SSP afirmou ainda que a frase sobre comemorar mortes "não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado".

Leia Também: Assaltam casa do suspeito do tiroteio que matou 2 pessoas em Girona

Ler artigo completo