É oficial: a chinesa Zeekr vem para a Europa com o X, um SUV elétrico que pode ser visto como o «primo» do smart #1 e do futuro Volvo EX30.
A mais recente fabricante chinesa a lançar as garras sobre o mercado europeu é a Zeekr, que acaba de confirmar que vai chegar ao «velho continente» ainda este ano.
Os primeiros mercados europeus a receber a Zeekr serão a Suécia e os Países Baixos, no último trimestre deste ano. Seguir-se-ão mais países no início de 2024 e Portugal poderá estar incluído nesse lote, apesar de ainda nada estar confirmado.
A estreia em solo europeu vai fazer-se com dois modelos, o Zeekr 001, uma shooting brake 100% elétrica com uma autonomia máxima a rondar os 600 km, e o novo Zeekr X, um pequeno SUV elétrico que pode ser visto como o «primo chinês» do Smart #1 e do futuro Volvo EX30.
A NÃO PERDER: Li Shufu, o chinês «dono disto tudo»
E antes de passarmos ao “X”, importa esclarecer este grau de parentesco. O Zeekr X assenta na plataforma modular SEA da Geely (gigante chinesa que detém 50% da Smart e que é a dona da Volvo), a mesma usada pelos Smart #1 e pelo Volvo EX30.
Para ser levado muito a sério
Por tudo isto, o Zeekr X — e a própria chegada desta marca chinesa ao mercado europeu — é para ser levado muito a sério, até porque argumentos para vingar no mercado não lhe faltam.
Olhando para a gama, o Zeekr X apresenta-se com duas versões distintas. Uma com apenas um motor elétrico (montado na traseira) com 200 kW (272 cv) e outra com dois motores elétricos, um por eixo, que entrega 315 kW (428 cv). Precisamente os mesmos valores que encontramos no Smart #1.
Na versão mais potente este SUV elétrico é capaz de despachar o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9s. A velocidade máxima fica-se pelos 190 km/h, eletronicamente limitados, claro.
A «alimentar» toda a máquina elétrica está uma bateria — fornecida pela CATL — com 66 kWh de capacidade, «arrumada» entre os dois eixos. Na versão menos potente será capaz de proporcionar uma autonomia de até 560 km no ciclo chinês CLTC, que é bem menos exigente do que o «nosso» WLTP.
Podem esperar, por isso, uma autonomia em torno dos 440 km sob o ciclo WLTP, um número que está em linha com aquilo que o «primo» Smart #1 oferece com uma bateria de capacidade idêntica.
Saltando para o interior, a abordagem da Zeekr combina minimalismo e tecnologia, com o “X” a poder ser configurado com quatro ou cinco lugares.
Já no exterior o SUV da Zeekr aposta num visual distinto do «primo» #1, marcado por linhas mais retilíneas e mais impactantes.
Quanto vai custar?
Ainda não sabemos quanto o Zeekr X poderá vir a custar na Europa, mas no seu mercado doméstico, a China, este é, porventura, um dos seus maiores argumentos. O X arranca com um «preço canhão» de 25 mil euros.
Será difícil, para não dizer impossível, manter um preço sequer semelhante no mercado europeu, mas uma coisa parece quase certa: a Zeekr quer «aterrar» na Europa com preços competitivos.