Zelensky anuncia libertação de mais de 200 ucranianos em cativeiro russo

8 meses atrás 59

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou, esta quarta-feira, a libertação de prisioneiros de guerra do seu país que estavam em cativeiro russo.

"O nosso povo está em casa. Mais de 200 dos nossos soldados e civis regressaram do cativeiro russo. Soldados, sargentos, oficiais. Soldados das Forças Armadas, da Guarda Nacional, da Marinha, guardas de fronteira. Alguns dos defensores de Mariupol e da Azovstal", escreveu Zelensky, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano agradeceu ainda "a todos que, apesar de todas as dificuldades", trouxeram o "povo para casa".

"Estou grato aos nossos defensores. Estamos a realizar todos os esforços para fazer regressar todo o nosso povo que ainda se encontra em cativeiro na Rússia", terminou Zelensky, que partilhou um vídeo a acompanhar o texto da publicação.

Our people are home. Today, we returned over 200 warriors and civilians from Russian captivity.

Soldiers, sergeants, and officers. Armed Forces, National Guard, Navy, and Border Guards. Some of the defenders fought in Mariupol and Azovstal.

I thank everyone who, despite all… pic.twitter.com/h9D5bNQPhc

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 3, 2024

A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kyiv e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Borrell lamenta que 27 tenham hesitado nas ajudas a Kyiv

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo