Zelensky nomeia novo comandante das Forças Conjuntas da Ucrânia

2 meses atrás 83

O presidente Volodymyr Zelensky anunciou, esta segunda-feira, que nomeou o brigadeiro-general Andriy Hnatov como comandante das Forças Conjuntas das Forças Armadas da Ucrânia, substituindo o tenente-general Yuri Sodol.

O anúncio de Zelensky, feito durante o seu discurso noturno em vídeo, seguiu-se a uma série de relatos de que Sodol tinha tido um mau desempenho no conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia, noticia a Reuters.

De recordar que a guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kyiv têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas têm-se confrontado com falta de soldados e de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais, que começaram entretanto a concretizar-se.

Leia Também: Borrell pede ajuda europeia a Kyiv antes do verão por "guerra longa"

Ler artigo completo