O segmento trail de média cilindrada continua a revelar uma popularidade enorme entre os motociclistas europeus, e em particular os portugueses. Apaixonados pelas grandes aventuras em duas rodas, os fãs dos modelos trail procuram a polivalência, robustez e muito equipamento para fazer de qualquer viagem uma aventura sem limites e sobre qualquer terreno. E é precisamente a pensar nesses aventureiros que a Zontes acaba de anunciar a chegada da 703F aos concessionários espanhóis.
A nova Zontes 703F destaca-se, logo à partida, pelo seu design agressivo e futurista, seguindo uma linguagem estilística muito própria e que certamente a fará sobressair das rivais na estrada.
O grande ponto de destaque na 703F é o seu motor.
Neste caso estamos perante uma unidade motriz desenvolvida pela marca. Adota uma arquitetura de três cilindros em linha, uma escolha que a Zontes define como sendo o motor mais adaptado a uma moto da tipologia trail.
Isto porque os motores tricilíndricos são conhecidos por oferecerem uma boa dose de potência e binário, entregando as suas performances de forma linear e suave, sempre disponíveis ao longo de uma gama de rotações mais vasta. Basicamente, este motor da Zontes 703F destacar-se-á pela sua polivalência.
Mas os números são sempre um ponto em destaque num novo motor.
Neste caso o tricilíndrico que encontramos na 703F destaca-se por garantir uma potência de 94 cv às 10.000 rpm e 76 Nm às 7.500 rpm. A cilindrada é de 699 cc, pelo que desta forma teremos esta novidade a enfrentar rivais de ‘peso’ num segmento altamente popular e super competitivo.
Refira-se que a Zontes garante uma performance otimizada graças à utilização de sistema de refrigeração por água e óleo, o que ajudará a manter a temperatura dos componentes internos em níveis ótimos, mesmo nos momentos de condução mais exigentes ou em ambientes onde a temperatura exterior é mais elevada, como por vezes encontramos nas viagens de aventura fora de estrada.
A suportar o motor está uma estrutura fabricada em alumínio. O quadro segue a tipologia dupla trave, sendo que a Zontes utiliza no seu fabrico um sistema robotizado de injeção do alumínio a alta pressão.
Um processo especial de fabrico que permite à 703F oferecer uma estrutura flexível, para uma condução em que condutor sente melhor o que a moto está a fazer, mas, em simultâneo, será um quadro altamente resistente para poder enfrentar sem receios qualquer tipo de obstáculo no fora de estrada.
Seguindo pelas características técnicas, a Zontes aposta em elementos de suspensão fornecidos pela Marzocchi, com realce para a forquilha dianteira com bainhas de 43 mm, sendo que em ambos os eixos será possível ajustar completamente as suspensões. Convém também não esquecer que estas suspensões da 703F permitem às rodas percorrer um curso de 180 mm.
As jantes, de raios e com 21 e 18 polegadas, respetivamente à frente e atrás, estão cobertas por pneus Michelin Anakee Adventure, de desenho misto para poder conduzir a trail com confiança mesmo em pisos de terra.
O sistema de travagem aposta em componentes da J.Juan, sendo os discos dianteiros de 310 mm mordidos por pinças radiais de 4 pistões, complementados por um disco traseiro de 265 mm. O ABS é desconectável apenas na roda traseira, para uma condução otimizada fora de estrada.
E das características técnicas da Zontes 703F passamos para a sua (longa) lista de equipamento de série.
Começamos pelo painel TFT de dimensões generosas, que pode ser ajustado para permitir ao condutor ler mais facilmente as muitas informações apresentadas, sendo que é possível conectar o telemóvel à moto e passar a usufruir de GPS com indicações apresentadas no painel de instrumentos.
Os modos de condução também são de série na 703F, tal como o controlo de tração ou o quickshift, que no caso desta trail é apenas para subir entre as seis relações de caixa. O para-brisas é ajustável em altura eletricamente, sendo possível ao proprietário adquirir uma variante Sport ou Touring.
A ignição é do tipo “keyless”, a iluminação LED adapta-se às curvas para uma iluminação superior, os punhos são aquecidos, inclui informação da pressão e temperatura dos pneus, sem esquecer ainda as pouco habituais câmaras dianteira e traseira que permitem gravar vídeo em Full HD diretamente para um cartão de memória de 128GB.
Também não podemos deixar de referir as diversas proteções que permite proteger os diversos componentes e partes da Zontes 703F, sendo que algumas destas proteções são opcionais disponíveis nos concessionários da marca.
A Revista Motojornal já contactou o importador da marca em Portugal, a empresa Terra Bastos, no sentido de perceber quando e qual será o PVP da trail 703F no nosso País. Aguardamos resposta. Mas em Espanha o PVP é de 7.992€ com 5 anos de garantia.
Galeria de fotos Zontes 703F
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!