Microsoft proíbe utilização de telemóveis Android na China, funcionários obrigados a ter Iphone

2 meses atrás 84

A Microsoft vai, a partir de setembro, proibir o uso de telemóveis android a trabalhadores sediados na China continental devido a preocupações de segurança, avançou esta segunda-feira a Bloomberg, que teve acesso a um comunicado interno da empresa tecnológica. A medida, que faz parte da iniciativa global Secure Future da Microsoft, afetará centenas de trabalhadores na China continental e destina-se a garantir que todos os funcionários utilizam o gestor de senhas Microsoft Authenticator e a aplicação Identity Pass através de um iPhone.

Segundo a Bloomberg, a medida aplica-se porque, ao contrário da loja iOS da Apple, o Google Play não está disponível na China, pelo que os fabricantes locais de smartphones, como a Huawei e a Xiaomi operam as suas próprias plataformas. Desde 2023, e em sentido contrário, cada vez mais empresas e agências apoiadas pelo governo chinês têm ordenado aos seus trabalhadores que deixem de trazer dispositivos estrangeiros para o trabalho, alegando preocupações de segurança.

Todos os funcionários que utilizem telemóveis Android, incluindo dispositivos fabricados pela Huawei ou pela Xiaomi, receberão um iPhone 15, como compra única, refere o memorando. A empresa irá disponibilizar iPhones para recolha em vários centros na China, incluindo Hong Kong, onde os serviços da Google estão acessíveis.

A Microsoft não abordou o assunto publicamente e não respondeu às perguntas da Bloomberg sobre as razões por detrás da decisão. A tecnológica tem vindo a reforçar a segurança em todo o mundo depois de ter sofrido repetidos ataques de hackers.

Ler artigo completo