Produção nos serviços aumenta 1,1% na zona euro e União Europeia

2 meses atrás 49

Em abril e face ao período homólogo os aumentos na produção nos serviços foram de 4,8% e de 4,2% na zona euro e na União Europeia.

A produção nos serviços teve um aumento de 1,1%, em abril, face ao mês anterior, na zona euro e na União Europeia, indicam os dados do Eurostat. Face ao período homólogo, os aumentos foram de 4,8% e de 4,2% na zona euro e na União Europeia. Para Portugal não estão disponíveis dados.

Em termos mensais, na zona euro, em abril, houve um aumento de 1,6% nos transportes e armazenamento, na acomodação e serviços de comida, na informação e comunicação. As atividades imobiliárias subiram 0,3%, as atividades profissionais, científicas e técnicas aumentaram 2,4%, e os serviços administrativos e de suporte aumentaram 0,9%.

Na União Europeia, em termos mensais, e em abril verificou-se um aumento de 1,4% nos transportes e armazenamento, uma subida de 1,6% na acomodação e serviços de comida, e na informação e comunicação. As atividades imobiliárias subiram 0,9%, as atividades profissionais, científicas e técnicas aumentaram 2,6%, e os serviços administrativos e de suporte aumentaram 0,8%.

Entre estados membros as subidas mais acentuadas foram na Croácia (+5,1%), Grécia (+4,4%) e França (+3,4%) e as maiores descidas foram em Malta (-2,7%), Roménia (-0,7%) e Finlândia (-0,6%).

Em termos anuais, em abril, na zona euro, houve um aumento de 3,6% nos transportes e armazenamento, uma subida de 3,1% na acomodação e serviços de comida, e um crescimento de 9% na informação e comunicação. As atividades imobiliárias subiram 0,1%, as atividades profissionais, científicas e técnicas aumentaram 5,3%, e os serviços administrativos e de suporte aumentaram 4%.

Na União Europeia, em termos mensais, e em abril, verificou-se um aumento de 2,1% nos transportes e armazenamento, uma subida de 2,9% na acomodação e serviços de comida, e um crescimento de 8% na informação e comunicação. As atividades imobiliárias subiram 0,7%, as atividades profissionais, científicas e técnicas aumentaram 5%, e os serviços administrativos e de suporte aumentaram 3,3%.

Entre estados membros as maiores subidas foram no Luxemburgo (+14,3%), Malta (+10,1%) e Lituânia (+7,6%) e as maiores descidas na Roménia (-5,3%), Dinamarca (-5%) e Hungria (-3,9%).

Ler artigo completo