1,4 milhões de portugueses sofreram violência na infância

9 meses atrás 80

Mais de dois quintos dos portugueses sofreram pelo menos uma situação de violência ao longo da vida.

Edgar Nascimento 09:01

Mais de 1,4 milhões de portugueses dos 18 aos 74 anos sofreram violência na infância, até aos 15 anos, e mais de 1,3 milhões sofreram algum tipo de abuso psicológico ou físico por parte dos pais.

Os resultados do Inquérito à Segurança no Espaço Público e Privado, divulgado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, mostram que mais de 176 mil pessoas dizem ter sido vítimas de abusos sexuais na infância.

No global, mais de dois quintos da população, cerca de 3,4 milhões de pessoas, já sofreram pelo menos uma situação de violência ao longo da vida, sendo a Madeira a região com maior proporção (48,1%) e o Alentejo a que tem proporção mais baixa (37,8%).

A prevalência da violência é mais elevada entre a população mais escolarizada (49,4%), e a violência na infância, até aos 15 anos, é mais prevalente na população menos escolarizada. As vítimas de violência por não parceiros/as foram as que mais relataram experiências de violência (66,8%) e as vítimas de violência sexual na infância foram quem mais as silenciou (29,4%).

Houve 610 mil pessoas que revelaram ter sofrido assédio sexual no trabalho.

Saiba Mais Alertas

Ver comentários

Ler artigo completo