1997 e... 2024: Portugal vai ao segundo Mundial sem Madjer, Alan ou Belchior

7 meses atrás 99

Madjer, Alan, Belchior. Para trás ficaram, obviamente, outros históricos da modalidade em Portugal. Mas este trio é particularmente especial e praticamente inseparável por marcar, talvez, a era mais dourada do futebol de praia nacional. Uma era que tem o seu fim "oficial" com a chegada do Mundial 2024.

Durante anos a fio os portugueses habituaram-se a acompanhar a equipa das Quinas com um, dois ou mesmo os três internacionais a jogarem por Portugal. Não é mesmo descabido afirmar que o trio é a bandeira do país no futebol de praia ao longo das últimas duas décadas. Uma bandeira que agora passa a ter, de forma definitiva, outros nomes a envergá-la.

Alan fechou o seu ciclo na seleção em 2018 e na modalidade um ano depois. Madjer fê-lo também nesse ano, culminando a sua carreira ao levantar o título mundial de 2019. Restou Belchior, para quem a braçadeira saltou com a saída de cena destes dois 'monstros sagrados'.

@DR

Quem acompanha o futebol de praia sabe que Belchior já não contou para as opções de Mário Narciso em 2023 e que a sua presença no Mundial 2024 era altamente improvável. Mas só agora, com a convocatória conhecida, podemos afirmar que a ausência de Belchior, ligada às outras duas, consolida um momento histórico.

Pois bem, atente bem a este dado: a caminho da 19ª presença em Mundiais, vai ser apenas a segunda (!) vez que Portugal vai sem Madjer, Alan ou Belchior. De 1998 a 2021 a equipa das Quinas contou sempre com pelo menos um dos três jogadores que destacamos neste artigo.

Em termos de números, os registos do zerozero contam que os três tiveram juntos em 10 (!) Mundiais, todos seguidos (de 2003 a 2017). Nos restantes houve presença de Madjer + Alan em duas edições, Madjer + Belchior numa, só Madjer em duas e só Belchior numa - a de 2021, que marcou o fim deste registo verdadeiramente impressionante.

Sem o trio só nos primórdios

Nos últimos anos, o futebol de praia cresceu a olhos vistos. Esta mudança começou, ainda de forma muito ténue, quando a FIFA abraçou a modalidade e puxou para si o Mundial (2005 foi a primeira edição de um Mundial FIFA, organizado anteriormente pela BSWW). E é precisamente nesta era pré-FIFA que se encontra o único Mundial onde Portugal marcou presença sem um dos três.

Foi em 1997, naquele que foi o primeiro Mundial de sempre de Portugal na modalidade. No Rio de Janeiro a equipa nacional não passou da fase de grupos e o grupo tinha como grande nome Carlos Xavier, antigo craque do Sporting que também era o treinador e foi um dos grandes impulsionadores da modalidade no nosso país.

Nomes como Humberto Coelho (supervisor técnico), Padrão, Mário Jorge ou Sotil foram outros dos que marcaram presença em Copacabana sem grande sucesso desportivo: em três jogos, duas derrotas (Estados Unidos e Brasil) e uma vitória a fechar (Japão). Mal estes 10 sabiam que daí para a frente nada seria igual...

Os Mundiais de Madjer, Alan e Belchior

1998 - Madjer
1999 - Madjer e Alan
2000 - Madjer
2001 - Madjer e Alan
2002 - Madjer e Alan
2003 - Madjer, Alan e Belchior
2004 - Madjer, Alan e Belchior
2005 - Madjer, Alan e Belchior
2006 - Madjer, Alan e Belchior
2007 - Madjer, Alan e Belchior
2008 - Madjer, Alan e Belchior
2009 - Madjer, Alan e Belchior
2011 - Madjer, Alan e Belchior
2015 - Madjer, Alan e Belchior
2017 - Madjer, Alan e Belchior
2019 - Madjer e Belchior
2021 - Belchior

Portugal

Nuno Belchior

NomeNuno Ricardo dos Santos Belchior

Nascimento/Idade1982-10-09(41 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoPivot

Ler artigo completo