75 anos de MotoGP: Os vencedores

8 meses atrás 81

O mergulho mais profundo em 75 anos de corridas continua com a análise de alguns dos maiores vencedores de Grandes Prémios da história.

Ao celebrarmos os 75 anos de competição que nos trouxeram até 2024, estamos a aprofundar alguns dos factos e estatísticas – continuando com algumas das maiores estatísticas sobre vitórias em corridas. Confira-as e visite a nossa nova página do 75.º aniversário para desfrutar de alguns dos melhores conteúdos de então e de agora, com muito mais a ser adicionado ao longo da época.

Todas as categorias

Em todas as classes, há um nome conhecido no topo do número de vitórias em corridas: Giacomo Agostini. O italiano conquistou umas impressionantes 122 vitórias ao longo da sua festejada carreira.

De seguida é outra lenda italiana do MotoGP: Valentino Rossi. O “Doutor” venceu 115 Grandes Prémios ao longo do seu mandato no Campeonato do Mundo.

A seguir vem Angel Nieto, com o 12+1 vezes Campeão do Mundo a somar 90 vitórias em todas as classes. Depois está o oito vezes Campeão do Mundo Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP) com 85, com Mike Hailwood a completar o top cinco com 76 vitórias em GP.

Isto significa que Marc Márquez pode muito plausivelmente subir para terceiro na geral se vencer cinco ou mais Grandes Prémios em 2024, igualando ou ultrapassando Nieto.

O piloto turco Can Öncü é o mais jovem vencedor em qualquer classe, depois da sua vitória como wildcard no GP de Valência de 2018 em Moto3, com 15 anos e 115 dias de idade.

O vencedor mais velho em qualquer classe é Arthur Wheeler, com 46 anos e 70 dias de idade quando venceu a corrida de 250cc no GP da Argentina de 1962.

Principal categoria

Considerando apenas a categoria rainha, o piloto com mais vitórias muda. É Rossi, que tem 89 vitórias, ficando à frente de Agostini com 68.

Marc Márquez também sobe na tabela quando se considera apenas a categoria rainha, com 59 vitórias de MotoGP em seu nome. Depois há mais duas Lendas: Mick Doohan, com 54, e Jorge Lorenzo, com 47, completam o top cinco.

Isto significa que Marc Márquez pode matematicamente subir para segundo na geral se vencer nove ou mais Grandes Prémios em 2024, igualando ou ultrapassando Agostini. Ele ganhou nove ou mais GPs numa única temporada da categoria rainha três vezes antes: 2014 (13 – incluindo os primeiros 10 consecutivos), 2018 (9) e 2019 (12).

O vencedor mais velho da categoria rainha é Fergus Anderson, que venceu o Grande Prémio de Espanha em 1953, com 44 anos e 237 dias de idade.

O mais jovem vencedor da categoria rainha é… Marc Márquez. Tinha 20 anos e 63 dias quando venceu no Circuito das Américas em 2013.

No entanto, isso é algo que pode mudar esta época. O estreante Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) apenas alimentou o hype nos testes até agora e começa a época de 2024 com 19 anos e 290 dias de idade no dia da corrida no Qatar. Portanto, Acosta tem até ao Grande Prémio da Alemanha para bater o recorde!

Fonte: MotoGP

Ler artigo completo