8-1!? Campo neutro é a praia do Sporting no Clássico

3 meses atrás 64

O último Clássico em campo neutro terminou de forma favorável ao FC Porto, que bateu o Sporting por 2-0 para levantar o seu primeiro troféu da Taça da Liga. Esse jogo, disputado em janeiro de 2023, veio interromper uma série de domínio absoluto do leão...

Desde o virar do milénio, o Sporting tem sido um pesadelo para os azuis e brancos sempre que o jogo é disputado fora de Alvalade ou do Dragão. Foram oito vitórias consecutivas, seis das quais a valer um troféu, até essa final da temporada passada.

No dia em que a Taça de Portugal será decidida com um Clássico, o zerozero recorda as batalhas que estas duas equipas travaram no século XXI e deixa no ar a seguinte questão: será que a vitória do FC Porto foi uma anomalia ou um ponto final na boa série leonina?

Muitos penáltis e heróis improváveis

Tudo começou em 2001 - não deixemos o efeito odómetro achar que o século/milénio começou um ano antes - quando um penálti de Beto Acosta, em Coimbra, decidiu uma Supertaça que já ia no terceiro jogo. Para que esse golo fosse verdadeiramente decisivo, valeu a defesa de Peter Schmeichel a um penálti de Deco nos primeiros minutos.

Grandes penalidades viriam a ser uma parte importante deste confronto, mas, até lá, o Sporting ainda limpou mais três confrontos...

Dos três golos de Tiuí pelo Sporting, dois foram no Jamor @Getty / FRANCISCO LEONG

1-0 na Supertaça de 2007, com um golo de um Izmailov que mais tarde rumaria ao rival (com direito a mudança na grafia do nome); 2-0 na de 2008, que teve bis de Yannick Djaló e um penálti defendido por Rui Patrício e, pelo meio das duas, uma final da Taça em que Rodrigo Tiuí saltou do banco para fazer os dois golos do jogo (2-0).

Passaram quase 10 anos até que as duas equipas se voltassem a encontrar em campo neutro. Mataram as saudades em 2018, nas meias da Taça da Liga, e o leão venceu nos penáltis (0-0 [4-3 g.p.]) perante um FC Porto que já tinha Sérgio Conceição no banco.

Na temporada seguinte, os azuis conseguiram finalmente marcar no tempo regulamentar, mas Dost salvou o empate que levou o Sporting à conquista da Taça da Liga via... penáltis (1-1 [3-1 g.p.]). Renan Ribeiro, que hoje tem poucos amigos pelos lados de Alvalade, foi figura e voltou a ser quatro meses depois, na final da Taça de Portugal: 2-2 (5-4 g.p.).

Sporting venceu na última final da Taça de Portugal entre os dois @Carlos Alberto Costa

Desde esse derradeiro Clássico no Jamor, há cinco anos, leões e dragões defrontaram-se em campo neutro mais duas vezes. Em 2021, Jovane encarnou Tiuí e saltou do banco para fazer um bis que colocou o Sporting de Amorim na final da Taça da Liga (2-1). Dois anos depois, golos de Eustáquio e Marcano encerraram a malapata do FC Porto (2-0).

Clássicos em campo neutro no século XXI

Ano Competição Vencedor Resultado Vencido
2001 Supertaça Sporting 1-0 FC Porto
2007 Supertaça Sporting 1-0 FC Porto
2008 Taça de Portugal Sporting 2-0 (a.p.) FC Porto
2008 Supertaça Sporting 2-0 FC Porto
2018 Taça da Liga (MF) Sporting 0-0 (4-3 g.p.) FC Porto
2019 Taça da Liga Sporting 1-1 (3-1 g.p.) FC Porto
2019 Taça de Portugal Sporting 2-2 (5-4 g.p.) FC Porto
2021 Taça da Liga (MF) Sporting 2-1 FC Porto
2023 Taça da Liga FC Porto 2-0 Sporting

Ler artigo completo