A decisão do Scudetto no Derby della Madonnina

5 meses atrás 141

Derby della Madonnina, o encontro que faz parar a cidade de Milão. Apesar da casa partilhada, o duelo entre os rossoneri e os nerazzuri tem uma fronteira bem clara entre ambos os lados da barricada. O duelo vai jogar-se ainda no imponente Giuseppe Meaza, apesar do planeamento de uma separação entre as duas partes. O duelo, a iniciar-se às 19h45 de segunda-feira, tem um contorno ainda mais especial: em caso de vitória, o Internazionale sagra-se campeão da Serie A.

Na sua globalidade, o longo histórico entre estes colossais emblemas italianos revela uma vantagem nerazzuri: nos 224 duelos, registam-se 84 vitórias do Internazionale, 72 do Milan e 68 empates. Os duelos mais recentes podem indiciar que os comandados de Simone Inzaghi vão mesmo ser campeões nesta jornada, já que, nos últimos cinco jogos, conquistaram sempre a vitória e sem que o Milan conseguisse marcar qualquer golo em quatro deles.

Na antevisão ao encontro, o técnico da Internazionale não se mostrou deslumbrado com o que está em jogo, mas sim com a dinâmica criada ao longo da passagem pelo clube:

«Um dérbi é um dérbi, portanto há um sentimento excelente. Nos últimos dias, trabalhamos intensamente e bem, porque amanhã pode ser um dia especial para a família Internazionale. Se ganharmos o Scudetto amanhã, tanto melhor, mas não é uma obsessão. As vitórias e troféus contam imenso, mas estou tremendamente feliz por tudo o que criamos. Foram três anos intensos, nos quais ganhamos muito e perdemos pouco, mas nunca baixámos os braços. Quando alcançarmos a meta final, vou agradecer a todos os atletas que tive nestes três anos, mesmo os que já não se encontram aqui.» 

A outra face da moeda

Ao contrário de Inzaghi, Stefano Pioli está com o lugar em risco, com vários rumores a apontarem para a saída do técnico do Milan no final da presente temporada, que manifestamente não tem corrido como esperado. Foram eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões, transitando para a Europa League, onde caíram aos pés da Roma. Na Coppa Italia foram eliminados pela Atalanta nos quartos de final e, no campeonato, há uma diferença pontual de 14 pontos, entre as duas equipas.

As críticas de que Pioli é alvo foi o tema principal da conferência de antevisão.

«O que penso das críticas que recebi? Não me interessa essa questão, os jornalistas e os adeptos podem criticar-me e julgar-me quanto quiserem», começou por referir o técnico, que cumpre a quinta época pelo clube. Este pegou nas críticas que lhe são dirigidas para apontar o foco para o encontro: «O mais importante é que amanhã tenhamos 70 mil a apoiar o Milan. Não falemos do Pioli, que isso interessa pouco, falemos do dérbi! Eles merecem vencer o Scudetto, mas temos de fazer tudo para que não o consigam fazer amanhã.»

Os grandes protagonistas

@Getty /

Dentro das quatro linhas, são inúmeros os grandes protagonistas, prontos para trazer ao de cima a qualidade revelada durante a temporada. Stefano Pioli conta com o seguríssimo Maignan na baliza, que conta com a particularidade de, em cada uma das épocas pelos rossoneri, registar uma assistência.

Na defesa, apesar das debilidades no centro, as laterais contam com a experiência do capitão Calabria e a explosão de Theo Hernández, que por inúmeras vezes combina com Rafael Leão no flanco esquerdo. Loftus-Cheek tem sido o destaque do meio campo, fruto da lesão de Bennacer. No ataque, temos a mistura da irreverência de Rafael Leão com a frieza do experiente Giroud.

Do lado nerazzuri, Sommer, Darmian, Acerbi, Pavard, Bastoni e Dimarco formam a defesa menos batida dos cinco principais campeonatos da Europa.

@Getty /

No centro do terreno, o jogo passa sempre pelos pés de Barella, que dita o ritmo do jogo, e Çalhanoglu é o especialista das bolas paradas, procurando também a meia distância. No ataque, Marcus Thuram forma uma dupla dinâmica com Lautaro Martínez, o homem-golo da equipa e do campeonato, apesar de não fazer o gosto ao pé desde 28 de fevereiro. 

Este dérbi fica também marcado pelo confronto entre os irmãos Baresi. O histórico antigo central Franco Baresi é vice-presidente do Milan, ao passo que o seu irmão, Giuseppe Baresi, está ligado desde 2001 ao Inter, clube pelo qual jogou durante em quase toda a sua carreira de futebolista.

Javier Zanetti, ícone dos nerazzuri, também estará a viver intensamente este duelo, que certamente se avizinha como o jogo mais importante desta temporada para as duas equipas e com uma intensidade igual ou maior do que a manifestada por Acerbi e Giroud na fotografia que ilustra este artigo.

MILAN

EMPATE

INTERNAZIONALE

Ler artigo completo