A razão por detrás da apreensão de 134 Fiat Topolino pelo governo italiano

4 meses atrás 93

A apreensão de vários Fiat Topolino é o mais recente episódio da relação algo atribulada entre a Stellantis e o governo italiano.

A polícia fiscal italiana apreendeu recentemente 134 unidades do FIAT Topolino, o quadriciclo elétrico «irmão» do Citroën Ami, por causa do uso indevido da bandeira italiana no veículo, que viola a lei “Made in Italy”. O local de produção do Topolino é em Marrocos.

Este é o episódio mais recente na relação «agridoce» entre a Stellantis e o governo italiano, desde que o grupo automóvel anunciou os seus planos de cortar empregos no país e de transferir a produção para países com custos inferiores de trabalho.

Detalhe bandeira tricolor na porta© Fiat Os automóveis foram confiscados por apresentarem este adesivo da bandeira italiana.

Em abril, devido a isso mesmo, foram milhares os que se juntaram aos trabalhadores em greve perto da sede da Fiat em Turim, que se manifestaram em antecipação a uma nova vaga de eliminação de redundâncias.

Recordamos ainda que pela mesma razão apontada ao Topolino de não ser italiano, também o governo italiano «obrigou» a Alfa Romeo a mudar o nome do seu mais recente modelo de “Milano” para “Junior”.

E agora?

Os 134 quadriciclos foram apreendidos no porto de Livorno por alegadas violações da já referida lei “Made in Italy”. Esta situação já foi confirmada por um porta-voz da Stellantis.

Esta lei estipula que “bens classificáveis como produzidos em Itália, têm de ter sido desenhados, produzidos e embalados exclusivamente em território italiano”, o que não acontece com o Topolino.

Por isso mesmo, a Stellantis anunciou que irá remover o adesivo com a bandeira italiana dos seus veículos, cuja existência se justificava, diz o grupo, por o projeto do Topolino ter sido desenvolvido em Turim.

O novo quadriciclo elétrico da Fiat recupera o nome Topolino (pequeno rato), que foi uma alcunha dada ao primeiro Fiat 500 (1936-1955), um dos primeiros automóveis produzidos em massa em Itália.

O novo Fiat Topolino ainda não chegou a Portugal, mas já tem preços. Fique a saber quanto custa no artigo abaixo:

Fonte: Bloomberg

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Fiat Uno?
Ler artigo completo