Abanca com lucros de 158,4 milhões no primeiro trimestre

5 meses atrás 56

Com a aquisição do EuroBic, o Abanca eleva o seu volume de negócios acima dos 124 mil milhões de euros, segundo o comunicado da instituição financeira.

O espanhol Abanca registou, no primeiro trimestre de 2024, um lucro atribuído de 158,4 milhões de euros. Este resultado, que pressupõe um ROTE (rentabilidade dos capitais próprio tangíveis) de 13,2%, está, segundo o banco, “suportada fundamentalmente pelo dinamismo do negócio de retalho e por um sólido perfil financeiro”.

A margem financeira cresceu 49,2% em termos homólogos para 376,6 milhões de euros, enquanto as “receitas de base” aumentaram 36,7% para 449,4 milhões de euros, tudo impulsionado principalmente pela atividade de retalho.

As receitas foram essenciais para “compensar os custos decorrentes da inclusão do Targobank no perímetro de consolidação e o esforço adicional desenvolvido para melhorar a remuneração do pessoal, dinamizar a atividade (novos projetos, campanha nacional de marketing, etc.) e melhorar o serviço aos clientes”.

O rácio de eficiência fixou-se em 48,0%, valor que representa uma melhoria de 3,0 pontos percentuais no último ano.

No que toca à qualidade da carteira de crédito, o custo do risco manteve-se controlado, em 0,28%, com um rácio de morosidade de 2,5%, e uma cobertura para esses ativos de 71,3%.

Com a aquisição do EuroBic, o Abanca eleva o seu volume de negócios acima dos 124 mil milhões de euros, segundo o comunicado da instituição financeira.

Ler artigo completo