Abanca inaugura uma nova categoria bancária: “the healthy banking”

6 meses atrás 62

O B100 oferece aos seus clientes a possibilidade de obterem uma recompensa sob a forma de remuneração se cumprirem determinados hábitos saudáveis, como caminhar ou correr.

Abanca lança em Espanha o B100, um novo modelo de banca digital focado na “saúde pessoal, na saúde ambiental e na saúde financeira”. O B100 inaugura uma nova categoria bancária: the healthy banking. É o primeiro produto financeiro com o qual pode poupar enquanto caminha ou corre.

O B100 oferece aos seus clientes a possibilidade de obterem uma recompensa sob a forma de remuneração se cumprirem determinados hábitos saudáveis, como caminhar ou correr.

“Até agora, nenhum banco no mundo vinculou a poupança à saúde, para contribuir para a melhoria do bem-estar das pessoas, com benefícios tão claros”, refere Jorge Mahía, diretor executivo do B100.

Para melhorar a saúde do planeta, o B100 irá destinar 25% do que ganha com cada pagamento que um cliente faz com o seu cartão de débito “Pay to Save” a um projeto de combate à poluição marinha com plásticos.

O Abanca apresentou esta manhã, no Museo de Ciencias Naturales del CSIC, em Madrid, o seu novo negócio de banca digital, B100, um modelo bancário para particulares enquadrado numa nova categoria: The Health Banking.

A nova marca apresenta uma oferta financeira composta por três contas, duas delas remuneradas, e um cartão de débito. A apresentação ficou a cargo do diretor executivo do B100, Jorge Mahía, da responsável de Design e ESG, Paloma Barreiro, e do responsável de marketing, Luis Franqueira.

No momento do registo, os clientes B100 irão contratar três contas e um cartão de débito.

Os clientes B100 podem aderir às três contas e ao cartão ao mesmo tempo e através de um simples processo de registo; a Conta B100 para utilização diária, a Conta Save, uma conta remunerada para poupança e a Conta Health, única na sua conceção e que visa incentivar a poupança através da melhoria da saúde do cliente.

Na aplicação, os clientes terão acesso a um contador que lhes irá mostrar a quantidade de plástico recolhido por cada compra que efetuarem com o cartão, o total de plástico recolhido em seu nome e o total de plástico recolhido por toda a comunidade de clientes.  Este é um trabalho realizado em colaboração com a startup espanhola Gravity Wave, que conta também com um processo de certificação que permite saber, grama a grama, onde foi recolhido o plástico que, graças ao B100 e aos seus clientes, não irá poluir mais o mar.

Do ponto de vista tecnológico, o B100 representa também um marco importante para o Abanca.

“Neste processo, a entidade aperfeiçoou as capacidades do seu core tecnológico bancário, para melhorar os seus pontos fortes e ser capaz de disponibilizar um modelo de banking as a service, que suporta duas marcas comerciais”, refere o banco.

Segundo o Abanca, “trata-se de um pacote sem comissões ou condições de qualquer espécie, que oferece ao cliente, além de uma conta para o dia a dia (a Conta B100, à qual estarão vinculados o Bizum, o cartão, etc.), uma conta paga para poupança (a Conta Save, que oferece uma TAEG de 2,70% até 50.000 euros) e uma conta de saúde (a Conta Health), com uma remuneração que chega a 3,40% de TAEG também até aos 50.000 euros e na qual só pode depositar dinheiro automaticamente se cumprir a meta de passo que foram definidas”.

O dinheiro ficará sempre disponível em todas as contas e, naturalmente, protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

“A Conta Health tem um design único e é a melhor forma de poupar e cuidar da saúde”, reforça o banco que está presente em Portugal com uma sucursal.

O funcionamento é muito simples, o utilizador deve descarregar a aplicação B100 para o telemóvel para saber os passos dados, a caminhar ou a correr, explica o banco.

“Poderão definir uma meta diária de passos e selecionar um valor que, caso cumpram essa meta, será automaticamente transferido para a Conta Health remunerada”, refere a instituição.

A oferta da nova marca, que entra mercado espanhol da banca de retalho, disponibiliza também ferramentas que irão ajudar os utilizadores a “poupar sem esforço”, como diferentes tipos de arredondamentos, transferências periódicas programadas ou a possibilidade de dividir a sua Conta Save, também remunerada, em diferentes contas, entre outros.

“A nova marca, conforme explicado na conferência de imprensa, foi também pensada a partir do conceito de Healthy Banking. Reflete, por um lado, a aspiração de viver até aos 100 anos ou mais e, sobretudo, a vontade de fazê-lo de forma plenamente, a 100%, um conceito muito próximo da linguagem financeira”, lê-se no comunicado.

“O B é “uma continuação do A do Abanca e é também um convite para viver, para ser, para começar a caminhar pela saúde e pelo planeta. B100, Be hundred, em inglês, foi concebido com visão e ambições internacionais”, acrescenta o banco.

Durante a conferência de imprensa, Jorge Mahía explicou que o lançamento da nova marca será efetuado de forma gradual, tendo como primeiro objetivo captar 4.000 clientes “que se irão tornar os pioneiros de um projeto muito ambicioso, que aspiramos tornar ainda maior, até criarmos uma ampla comunidade de pessoas preocupadas com a sua saúde e com a saúde do seu planeta, porque temos a capacidade real de mudar as coisas”.

Ler artigo completo