Abertas candidaturas para programa de empreendedorismo da Fundação Ageas

3 horas atrás 23

Programa Relança-te é gratuito, 100% remoto e tem a duração de 10 meses. Nas cinco edições anteriores acompanhou cerca de 200 empreendedores.

Decorrem até 15 de dezembro as candidaturas à 6ª edição do Relança-te, programa da Escola de Impacto da Fundação Ageas, implementado pela Drive Impact.

Desenhado para promover o sucesso de projetos com objetivos de impacto social, ambiental e financeiro, o programa é gratuito, 100% remoto e tem a duração de 10 meses. O Relança-te está disponível para todos os empreendedores de impacto residentes em Portugal e fluentes em português, cujos projetos inovadores se destinem ao mercado nacional e ainda estejam numa fase inicial de desenvolvimento.

O programa desenrola-se em três fases complementares. Começa com um bootcamp imersivo de três dias, dedicado aos conceitos básicos de empreendedorismo, durante o qual são selecionados 25 participantes. Segue-se o Laboratório de Impacto, com a duração de quatro meses, que oferece sessões de mentoria personalizada e visa o desenvolvimento de competências essenciais de gestão, literacia financeira e capacitação digital. Por fim, na fase de Aceleração, os 10 melhores projetos recebem uma bolsa de 1500 euros e apoio dedicado para consolidar os seus modelos de negócio.

Em cinco edições, a iniciativa já acompanhou cerca de 200 empreendedores. Atualmente encontram-se ativos na comunidade 77 negócios de impacto.

“Este programa tem a cabeça no ensino das ferramentas técnicas e sociais para se ser um empreendedor de sucesso, mas o seu coração está na contribuição para a sociedade por parte dos negócios por eles criados. Não podemos continuar a pensar o futuro dos negócios sem o seu real contributo para a comunidade, para o ambiente e para o sentido de justiça”, explica João Machado, presidente da Fundação Ageas.

Por seu turno, Catarina Miguel Martins, diretora da Drive Impact, destaca  a parceria com a Fundação Ageas como um “compromisso mútuo” para “promover a literacia financeira e o empreendedorismo de impacto em Portugal”.

Já, Ana Sofia Pereira, fundadora da Xylocopa Books e participante de uma edição anterior do Relança-te, diz que “é possível criar, manter e desenvolver um negócio sustentável com valores humanistas e é disso que o mundo precisa”.

Ler artigo completo